As oportunidades divulgadas aqui são oferecidas por instituições, organismos internacionais e governos estrangeiros. As modalidades variam desde cursos profissionalizantes, de especialização, a programas de graduação, mestrado e doutorado.
Observação: O procedimento para inscrição varia de acordo com a oferta.
OPORTUNIDADES DE ESTUDOS E BOLSAS
PORTUGAL
Bolsas de doutoramento em Museologia – UNESCO – Bolsas Doutoramento (8) no âmbito do nossa da Catedra UNESCO até 15/01/2019.
CANADA
Globalink Research Internship
A chamada para candidaturas de estudantes para o verão de 2020 será aberta no verão de 2019. Para ser notificado quando a inscrição estiver aberta, preencha este formulário.
AUSTRÁLIA
ATN-LATAM Research Scholarship Scheme
Isso proporcionará um mínimo de 10 bolsas de estudo para candidatos elegíveis para realizar pesquisa de doutorado em uma das quatro universidades da ATN na Austrália. Estas são a Curtin University, a University of South Australia, a University of Technology Sydney (UTS) e a RMIT University.
A bolsa de estudos oferece:
- Bolsas de estudo de taxa de matrícula de pesquisa completa por 3 anos com possibilidade de extensão para 3,5 anos
- Estipêndio avaliado em um mínimo de AUD 31.000 por ano, por 3 anos, com possibilidade de extensão para 3,5 anos
- Contribuição para os custos de realocação para a Austrália
- Seguro Cobertura de Saúde do Estudante Internacional (OSHC).
OPORTUNIDADES DE TRABALHO
PORTUGAL
Concurso Investigador Auxiliar Doutorado
Concurso Investigador Auxiliar Doutorado – CEEC-COFAC/ULHT-CeiED/Auxiliar/2018
AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL 2018 PARA A CONTRATAÇÃO DE UM DOUTORADO(A) AO ABRIGO DO ARTIGO 19.º DO DECRETO-LEI N.º 57/2016, DE 29 DE AGOSTO, ALTERADO PELA LEI Nº 57/2017, DE 19 DE JULHO
I – Objeto e Âmbito do Concurso
A COFAC, Cooperativa de Animação e Formação Cultural crl, abre concurso de seleção para a contratação de um investigador doutorado, correspondente ao nível 38, da Tabela Remuneratória Única, nos termos da legislação aplicável, em regime de Contrato de Trabalho a Termo Incerto, no âmbito do contrato-programa entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e a Cooperativa, apoiado através de fundos nacionais inscritos no orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e desenvolvido na UI&D Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
O concurso visa o recrutamento de um investigador doutorado, em regime de contrato de trabalho a termo incerto, no âmbito do projeto “Políticas Públicas – Formação de Professores, processos de aprendizagem e construção de outras gramáticas escolares”.
II – Plano de Trabalhos a Desenvolver
Integram o plano de trabalhos a desenvolver, designadamente, as linhas de orientação seguintes:
- participação em projetos de investigação e disseminação sobre políticas de educação ancoradas no paradigma de sociologia pública e justiça social e cognitiva;
- conceção de projetos de investigação assentes na produção de conhecimento inovador e aplicado a áreas de interface entre investigação e mudança educativa, refletidos em recomendações concretas para as políticas e práticas no domínio da educação escolar;
- preparação de candidaturas de projetos de investigação no quadro de programas de financiamento nacionais e internacionais;
- elaboração de um plano de publicações de feição nacional e internacional;
- participação e organização de eventos científicos;
- orientação de teses de doutoramento.
Palavras-chave: Políticas Públicas, Inovação, Mudança Educativa, Práticas Profissionais, Justiça Social.
III – Condições contratuais
O provimento do lugar de investigador doutorado a concurso efetiva-se através de contrato de trabalho a termo incerto, pelo prazo de 3 anos automaticamente renováveis por períodos de um ano até à duração máxima de 6 anos, nos termos do Decreto-Lei nº 57/2016, de 9 de Agosto, alterado pela Lei nº 57/2017, de 19 de Julho, e do Código do Trabalho.
As atividades contidas no objeto do contrato de trabalho têm lugar nas instalações do Campo Grande, 376, em Lisboa, ou nos locais que se afigurem necessários à execução do plano de investigação.
A remuneração base ilíquida mensal a atribuir é de 2 385.80 Euros, de acordo com a alínea a) do n.º 1 do artigo 15.º da Lei nº 57/2017, de 19 de julho, e com a primeira posição remuneratória do nível inicial previsto no artigo 2.º do Decreto Regulamentar n. 11-A/2017, de 29 de Dezembro, correspondente ao nível 38 da Tabela Remuneratória Única, aprovada pela Portaria n.º 1553-C/2008, 31 de dezembro.
IV – Candidaturas
Podem candidatar-se ao lugar a concurso investigadores doutorados nacionais, estrangeiros e apátridas.
Devem ser possuidores do seguinte perfil:
- Ser titular de um grau de doutor em Educação ou área científica afins há mais de 5 anos revelando capacidade de trabalho adequada à atividade a desenvolver integrado em equipa multidisciplinar;
- Preferencialmente, deter experiência de investigação e desenvolvimento no domínio das Políticas Públicas – Inovação e Mudança Educativa;
- Preferencialmente, pertencer ou ter pertencido a redes de investigação da temática definida;
- Ser proficiente, na oralidade e escrita, nas línguas portuguesa e inglesa.
Na eventualidade do candidato ser titular de doutoramento conferido por instituição de ensino superior estrangeira, devem as formalidades requeridas pelo Decreto-Lei nº 341/2007, de 12 de Outubro, encontrar-se observadas até ao termo do prazo para apresentação das candidaturas.
O contrato a realizar tem o início previsto a 17 de dezembro de 2018, ocorrendo o seu termo a 16 de dezembro 2024 ou com a conclusão do projeto de investigação, salvaguardado o regime do termo resolutivo estabelecido pelo Código do Trabalho.
O prazo para a apresentação das candidaturas é de 10 dias úteis, com início na data de publicação do presente aviso, a 17 de outubro, e termo a 31 de outubro de 2018.
O interessado no concurso dirige o requerimento à Direção da UI&D, mediante o envio por “email”, em formato “PDF”, para o endereço de correio eletrónico [email protected], com o assunto CEEC-COFAC/ULHT-CeiED/Auxiliar/2018, dos documentos seguintes:
- Carta de apresentação que referindo as motivações que justificaram a candidatura;
- Curriculum “vitae” mencionando a experiência profissional, acompanhado de uma relação das publicações científicas produzidas;
- Certificado do doutoramento;
- Identificação e contactos com os respetivos endereços de “email” – de, pelo menos, duas personalidades académicas que atestem o currículo exibido;
- Outros documentos considerados relevantes pelo candidato e que, na sua perspetiva, se afigurem pertinentes para comprovar e avaliar o respetivo percurso científico e profissional.
Com exclusão dos elementos mencionados na al. e), a inobservância, por parte do interessado, de qualquer dos requisitos enunciados no número anterior determina a rejeição liminar da candidatura.
As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.
VI – Audiência prévia
Expressa a deliberação final do júri, a que se refere no nº 5 do artigo anterior, notificam-se os interessados para, no exercício do direito de audiência prévia previsto pelo Código do Procedimento Administrativo, poderem, no prazo de 10 dias úteis, pronunciar-se a seu respeito.
VII – Homologação
Decorrido o prazo para o exercício do direito de audiência prévia, é a deliberação final do júri homologada pelo Presidente da Direção da COFAC, crl., a quem compete, também, decidir sobre a contratação do candidato selecionado.
VIII – Publicidade
A lista dos candidatos admitidos e excluídos, bem como as respetivas classificações finais são afixadas nas instalações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, na Avenida do Campo Grande, nº 376, em Lisboa, assim como na página eletrónica http://www.ulusofona.pt, sendo os candidatos notificados por email.
O edital completo pode ser consultado em aqui.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/assessoria-internacional/oportunidades-de-estudos-no-exterior