Brasil investiga dois casos suspeitos da varíola dos macacos

0
visualizações

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que foi notificado sobre dois possíveis casos da varíola dos macacos no Brasil, os casos foram relatados em Santa Catarina e no Ceará. Um terceiro caso da doença também está sendo investigado no Rio Grande do Sul.

A pasta informou que os pacientes estão isolados e em recuperação, além de serem monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, continuou.

O Ministério da Saúde ainda afirmou que instalou uma Sala de Situação a partir do dia 23 de maio para acompanhar os casos de varíola dos macacos no Brasil e no mundo. A pasta segue em contato com secretarias estaduais e municipais de saúde para apoiar as investigações de possíveis diagnósticos.

“A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”, disse o Ministério da Saúde sobre o terceiro caso no Rio Grande do Sul.

A Secretaria Estadual do RS apontou que o paciente possui histórico de viagem, mas “tem outro diagnóstico confirmado. Isso a princípio descartaria o caso. Então, não temos a definição se vai entrar como caso suspeito, pois ainda está em investigação”.

Imagem: Lightspring – Shutterstock

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é da mesma família da varíola convencional, erradicada no mundo todo em 1980. A dos macacos, no entanto, é considerada bem menos grave e ocorre principalmente em países da África Central e Ocidental.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são:

  • febre;
  • dor de cabeça;
  • dor nas costas ou musculares;
  • inflamações nos nódulos linfáticos;
  • calafrios;
  • exaustão;
  • coceira que geralmente começa no rosto;
  • lesões na pele.

Fonte: Portal OlharDigital



LEIA TAMBÉM 

Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

FACEBOOK DIÁRIO GM

RECENTES