As possibilidades de criar um negócio como Microempreendedor Individual (MEI) são inúmeras, assim como as vantagens de se formalizar. Para apoiar os interessados em empreender ou se profissionalizar, Sebrae-SP terá, durante a Feira do Empreendedor 2019, um estande para explicar como ser um microempreendedor de sucesso. No evento, que acontecerá em São Paulo entre 5 e 8 de outubro, consultores e especialistas ajudarão pessoas que querem saber mais sobre a formalização.
Entre as várias possibilidades de segmentos para investir como MEI, alguns se destacam por fatores como o baixo investimento inicial e a facilidade de trabalhar em casa. Segundo Diego Smorigo, consultor do Sebrae-SP, a produção de bolos, festas e artesanatos são alguns exemplos como potencial, assim como os salões de de beleza e negócios online.
Para se destacar no nicho de bolos, o consultor vê dois caminhos principais: a customização e tradicionalismo. O primeiro seria o boleiro que investe em produtos únicos e mais artísticos, fazendo os bolos de acordo com uma visão do cliente. O segundo seria um “retorno às origens”, em que o empreendedor usa a nostalgia para atrair clientes. “O bolo traz uma sensação familiar e as pessoas procuram isso”, afirma.
No caso dos eventos, o maior benefício seria o baixíssimo investimento inicial necessário. “Esse é um segmento diferente dos outros”, diz Smorigo. Segundo ele, muitas cerimonialistas decidem empreender depois de uma experiência ruim em seus próprios casamentos. “A pessoa abre o negócio para solucionar um problema”, afirma. O setor é também composto por diversos segmentos, que vão desde fotografia e a música até os mestres da cerimônia.
Além desses, o consultor destaca um último setor muito forte entre os MEIs: o artesanato. Dentro dele, Smorigo também vê uma divisão em dois ramos, um mais cultural e outro mais artístico. “Os dois são derivados de uma bagagem cultural, mas de formas diferentes”, afirma.
Fonte: Revista pegn.