Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Cotidiano

Hábitos de consumo sofrem mudanças diante da pandemia do Covid-19

Francisco Coutinho por Francisco Coutinho
30/05/2020 - 15:35
em Cotidiano
154
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Laboratório indiano só deve enviar vacinas ao Brasil em duas semanas, diz CEO

16/01/2021 - 15:15

Estado do Amazonas recebe oxigênio e espera normalizar hoje o abastecimento

16/01/2021 - 11:37

Um estudo realizado pela plataforma criativa MECA e pela empresa de pesquisa Talk Inc revelou mudanças de hábitos, comportamento e novos desafios pós-coronavírus. A pesquisa mostrou que, diante da pandemia de Covid-19, e das orientações de distanciamento social, não somente a vida social e o trabalho foram afetados, mas as perspectivas para o futuro e o senso de responsabilidade.

Dentre os entrevistados, 48% tiveram suas rendas afetadas (e esse percentual aumenta para 72% entre as famílias de baixa renda). Além disso, mais da metade das pessoas declararam consumir mais notícias que anteriormente e a TV aberta é o principal meio de informação dos entrevistados; 71% afirmam ter mudados seus hábitos de consumo e 81% veem uma lado positivo no isolamento social, especialmente por estarem passando mais tempo com a família (59%).

Com relação às mudanças de consumo, o consultor de Marketing e professor universitário Yuri Ribeiro conta que o cenário da pandemia veio para acelerar esse processo, que já era previsto e estava acontecendo no mercado como um todo, especialmente no campo da moda. Segundo ele, a discussão sobre as transformações já estavam acontecendo e algumas mudanças já estavam sendo implantadas, dentre elas a mentalidade em relação ao consumo.

“Antes, já vínhamos em um processo onde estamos questionando um posicionamento mais forte das marcas em relação a um consumo mais sustentável, práticas éticas e responsáveis. E no cenário de pandemia as atenções se voltam totalmente para as marcas. Nosso formato de sociedade hoje é baseado no consumo simbólico, ou seja, consumir o que tem um significado para nós, e as marcas funcionam como tribos, no qual as pessoas consomem porque se identificam com o discurso. Então, agora estamos em um momento em que precisamos nos posicionar para sair de um cenário de crise e de uma realidade que nos foi imposta. É normal e estamos vendo com mais frequências as pessoas cobrando posicionamento das marcas, que é uma cobrança do consumidor”, explica.

O consultor de Marketing destaca ainda que no momento que as marcas emitem um posicionamento, isso faz com que o consumidor reveja seu consumo. Isso quer dizer que, se a empresa for contrária ao que ele pensa, ele deixará de consumir. Já se for algo no qual ele acredite, o consumidor continuará consumindo. Nesse modo, as pessoas não buscam apenas um posicionamento de venda das empresas, pois isso não está importando tanto no momento atual. O consumidor busca um comprometimento dessa marca com o outro.

“Tudo que realizamos, em termos de prática no dia a dia, desde ouvir uma música em um aplicativo, no qual consumimos tanto a música como o aplicativo; ou um jornal, que consumimos tanto a informação como a emissora, é como nos definimos enquanto ser social e indivíduo. A compra de produtos pode ter diminuído por conta das possibilidades de compras, já que as pessoas não estão podendo ir fisicamente comprar. Contudo, estudos mostram que vendas pela internet aumentaram 35%, ou seja, as pessoas não estão deixando de comprar, mas estão mudando os canais de compra e buscando marcas que tenham um posicionamento”, destaca.

Sobre as perspectivas pós-coronavírus, Yuri Ribeiro enfatiza que ainda é incerto precisar como será daqui para frente, tanto o mercado como os rumos da economia. Entretanto, ele lembra que esse novo futuro será ditado pelo próprio consumidor e seu modo e necessidade de consumir os pro- dutos pós-pandemia.

“Hoje é muito difícil prever para onde o mercado vai e os rumos da economia, em termos de consumo daqui para frente. Em outros momentos pós-crise as pessoas voltaram a consumir e o mercado se adaptou a esse discurso para a economia poder retornar, mas hoje diversos fatores afetam diretamente o comportamento e perfil do consumidor. Eu acredito que tenham duas possibilidade: a primeira é de que tenha uma demanda reprimida, ou seja, as pessoas que estavam em isolamento estavam segurando a vontade e assim que tiveram oportunidade voltaram a consumir. Mas também pode acontecer das pessoas priorizarem o consumo, revendo o que realmente precisam e não precisam, revendo o excesso e produtos desnecessários. O isolamento está fazendo com que os valores sejam transformados e esses valores mudados”, pontua o professor e consultor de Marketing.

Por: Isabela Lopes, Jornal O Dia



CompartilharEnviar
Notícia Anterior

Senado Federal: Projeto que cria a Lei das Fake News pode ser votado nesta terça-feira

Próxima Notícia

Padre Walmir sanciona lei de suspensão à cobrança de empréstimo consignado por 90 dias

Francisco Coutinho

Francisco Coutinho

LEIA TAMBÉM 

Cotidiano

Laboratório indiano só deve enviar vacinas ao Brasil em duas semanas, diz CEO

16/01/2021 - 15:15
Cotidiano

Estado do Amazonas recebe oxigênio e espera normalizar hoje o abastecimento

16/01/2021 - 11:37
Cotidiano

População “optou” pela contaminação, diz Secretário de Saúde do Amazonas

16/01/2021 - 10:50
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Religião

As 9 mulheres de destaque na Bíblia

por Elias Costa
07/03/2020 - 15:51

A Bíblia tem vários exemplos de mulheres tementes a Deus, que fizeram a diferença no seu tempo. Essas mulheres se...

Ler mais

MPF ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, ex-secretários de educação de Massapê do Piauí

13/01/2021 - 16:34

Promotora de Justiça instaura Inquérito Civil para apurar irregularidades em máquinas do PAC do município de Francisco Macedo

09/01/2021 - 15:12

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Enem começa neste domingo em meio ao pior momento da pandemia; veja regras

17/01/2021 - 11:26

Anvisa decide neste domingo sobre uso emergencial de vacinas

17/01/2021 - 11:21

Portugueses madrugaram e há multidões a votar em todo o país

17/01/2021 - 11:17

Coviod-19: Em todo o mundo já foram infectadas mais 94 milhões de pessoas

17/01/2021 - 11:12

Coritiba derrota o Vasco e deixa a lanterna do Brasileirão

17/01/2021 - 11:08

Película colocada sobre o telhado promete substituir ar-condicionado com zero consumo de energia

16/01/2021 - 18:00

Funcionário de lava-rápido destrói Ferrari 812 Superfast de R$ 1,9 milhão do goleiro do Genoa

16/01/2021 - 17:57

Do sertanejo ao pop, artistas torcem pela vacinação para voltarem aos shows

16/01/2021 - 17:48
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Enem começa neste domingo em meio ao pior momento da pandemia; veja regras
  • Anvisa decide neste domingo sobre uso emergencial de vacinas
  • Portugueses madrugaram e há multidões a votar em todo o país

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital