Você sabia que cada parte da geladeira tem uma temperatura? Exatamente pelo intuito de conservar melhor determinados alimentos, dependendo do local onde eles são armazenados. Os alimentos mal distribuídos na geladeira podem levar à contaminação cruzada e, consequentemente, a doenças.
Então, a nutricionista Kelma, explica agora como organizar uma geladeira saudável:
– O Congelador é o lugar ideal para armazenar alimentos congelados ou que precisam ser conservados a uma temperatura mais baixa como polpa de frutas e carnes. Se houver uma gaveta superior logo abaixo do freezer, é lá que você deve guardar os frios, manteigas, temperos verdes, como salsinhas e cebolinhas, ou peixes e carnes que serão preparados no dia.
– Quanto mais para o alto da geladeira, mais frio. Por isso, a prateleira superior é ideal para acondicionar leites e seus derivados como queijo, requeijão, iogurte, em recipientes bem fechados. Os ovos também podem ser armazenados nesta prateleira, desde que em caixa plástica ou acrílica com tampa, evitando contato com qualquer tipo de bactéria.
– A prateleira inferior é o local menos refrigerado, sendo assim, o mais apropriado para armazenar frutas, legumes e verduras, que são alimentos mais sensíveis às baixas temperaturas e podem até estragar.
– Na porta da geladeira, por ser o local que sofre maior variação de temperatura devido ao abre e fecha constante do dia a dia é ideal para alimentos industrializados de consumo rápido como bebidas (se você não gosta de coisas muito geladas), molhos (ketchup e mostarda), conservas (palmito e azeitonas), temperos e grupos de alimentos que não sofrem com a oscilação de temperatura.
Além disso, vale lembrar sobre a necessidade quinzenal da limpeza da geladeira e para isso pode ser usada uma solução de bicarbonato de sódio (1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio).
Siga o Instagram: @kelmanutri
Especialista em Nutrição Clínica
Especialista em Alimentação Escolar
Especialista em Gestão em Saúde