O Programa Bolsa Família possui um grande impacto na economia de muitos municípios brasileiros, o município de Massapê do Piauí não é diferente, não foge a essa realidade, enquanto benefício de assistência social da União as famílias carentes.
Na cidade de Massapê do Piauí em 2015, o Bolsa Família tinha um total de 1.298 beneficiários que eram beneficiados pelo Programa, neste ano foi injetado na economia massapeense a quantia de 3.181.072,00, (três milhões cento oitenta hum mil e setenta e dois reais).
No ano de 2016 o Bolsa Família teve o total de 1.359 beneficiários, injetando o valor de 3.319.991,00 (três milhões trezentos dezenove mil novecentos noventa e hum real).
Em 2017 o Programa Bolsa Família teve 1.257 beneficiários, injetando na economia do município o valor de 3.243.555,00 (três milhões, duzentos quarenta e três mil, quinhentos cinquenta e cinco reais).
Ano Passado (2018) o Bolsa Família teve 1.245 beneficiários, injetando na economia do município de Massapê a quantia de 3.200.683,00 (três milhões, duzentos mil e seiscentos oitenta e três reais).
Agora em 2019 o Programa Bolsa Família está atendente até o mês de agosto exatos 1.114 beneficiários e já liberou a quantia de 2.158.089,00 (dois milhões, cento cinquenta oito mil e oitenta e nove reais) na economia de Massapê do Piauí.
O Brasil se caracteriza como uma nação que enfrenta sérias dificuldades com relação a desigualdade social existente na sua população, na qual suas riquezas são divididas de forma desigual, em que uma grande parcela da sua população sofre com falta desses recursos.
Para estar no Programa Bolsa Família, é preciso ter uma renda por pessoa de até 85,00 mensais. Se a família tiver na sua composição crianças ou adolescentes de até 17 anos, o patamar passa para 170,00 mensais. A seleção é feita por meio de um sistema informatizado, ou seja, embora seja pré-requisito para ingressar no programa, estar no Cadastro Único não garante a entrada imediata no Bolsa Família.
A inscrição no Cadastro Único deve ser feita por uma pessoa da família, chamada de Responsável Familiar, no setor do cadastro ou do Bolsa Família no município. Em muitas cidades, o próprio Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza o cadastramento. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos, e preferencialmente ser mulher. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar CPF ou título de eleitor, além de algum documento dos outros integrantes da família.
Consta no Portal da Transparência do Governo Federal relação de pagamentos dos beneficiários da cidade de Massapê do Piauí referente o mês de agosto, são 1.114 pessoas, infelizmente dessas, pelos menos 14 são pessoas que não precisam financeiramente desse dinheiro, são cônjuges de funcionários públicos concursados, proprietários de comércios, pessoas com outras fontes de rendas exclusivas, na realidade existem pessoas que merecem estar no Programa, mas, não estão, enquanto pessoas tendo outras fontes de renda não tem a consciência de sair do Programa, são as desigualdades sociais do nosso país, do nosso estado e do nosso município.
Fonte: Portal da Transparência do Governo Federal.