Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Cultura

Nossa História: Jaicós segundo censo do IBGE nos anos de 1960

Jaicós, cercada por morros e chapadões, localiza-se em terreno acidentado.

Elias Costa por Elias Costa
26/07/2019 - 06:35
em Cultura
716
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Criada em 12 de Janeiro de 1861, Caixa Econômica completa 160 anos

12/01/2021 - 07:44

100 anos da descoberta da Insulina: Em 11 de janeiro de 1922, Leonard Thompson se torna o primeiro paciente a receber “Insulina” de modo injetável

11/01/2021 - 17:30

Em uma seria de matérias passaremos a contar momentos da nossa história de Jaicós. Segundo dados da biblioteca do IBGE que guarda os dados da nossa história e relata a situação de Jaicós nos anos de 1960, no censo realizado na década de 1960, dados  que passamos a contar, narrou-se assim a nossa história:

“A cidade de Jaicós teve origem numa “aldeia de índios” fundada em 1731 com o nome de Cajueiro. Planícies de mimosa propicias a criação de gado e férteis terras agrícolas favoreceram o progresso da aldeia a tal ponto que, em principia do seculo XIX, seus habitantes obtiveram das autoridades a elevação do lugar a freguesia (1801), denominada Nossa Senhora das Merces de Jaicós.”

O autor, Marcelo de Sousa Neto, em seu artigo: O padre, a vila e o galo da torre: padre Marcos de Araújo Costa e a vila de Jaicós (Piauí, 1832-1850). Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 19, n. 38, p. 241-262, mai./ago. 2018. Disponível em: <www.revistatopoi.org>, narra a história de Jaicós e de seu ilustre cidadão, Padre Marcos, diz que:

“É importante notar ainda que, no período, a maior parte das obras da província estava paralisada pela falta tanto de recursos financeiros quanto de materiais e de pessoal qualificado. Assim, sem a influência e o auxílio financeiro de Padre Marcos, a matriz de Jaicós seria apenas mais um dos “templos em ruínas, paróquias destituídas de pastores”, “como se acha[vam] quase todas as Matrizes da Província”. O prestígio gozado pelo clérigo, capaz de interferir nas prioridades e nas decisões da administração provincial, bem como seu poder econômico ficam notórios nesse exemplo da construção da matriz de Jaicós. Esse episódio remete ainda à conquista de autoridade discutida por Certeau, ao tratar dos espaços de poder ocupados por membros da Igreja, que muitas vezes suprimiam a insuficiência de aparato técnico-administrativo pelos “sistemas de clientela, de cooptações, de ‘legitimidades’”.40
Ainda a respeito da construção da matriz, o presidente da província, em prestação de
contas de 1838, informava que: A matriz de Jaicós está a concluir-se, sendo esta obra a de menos dispêndio para a província, por haverem a ela concorrido muitos de seus paroquianos, sendo entre eles o reverendo Marcos de Araújo Costa, que a tem coadjudado, contribuído com seus dinheiros, incomparável zelo, e influência.”

Mais aqui apresentaremos nossa história segundo consta no Censo realizado em 1965 pelo IBGE relatava “que a cidade de Jaicós, cercada por morros e chapadões, localiza-se em terreno acidentado. Tem 11 ruas e 3 praças, 305 prédios, iluminação publica e domiciliaria (279 ligações elétricas). A energia elétrica é fornecida por usina termoelétrica de propriedade da Prefeitura e localizada no centro da Cidade (corrente: alternada; voltagem: 220V para luz e força; ciclagem: 60 c/ seg.). A praça principal da cidade e arborizada e esta sendo pavimentada. Ha um posto telefônico”.

Essa nossa história passamos a apresentar conforme consta na Biblioteca digital do IBGE, Censo de 1965:

 

No final dos anos 70, Jaicós é visitada pelo então Presidente da República João Figueredo e recebe a sua maior obra até os dias atuais.  Conforme fotos do Presidente da República João Figueredo, acompanhado do Prefeito Jose Nicolau e demais autoridades em visita ao Açude Tiririca em 1979.

Fonte: Biblioteca IBGE/Censo 1965



Tags: AçudeCensoHistóriaIBGEJaicósPiauíTiririca
Compartilhar131Enviar
Notícia Anterior

Fernando Pimentel, ex-governador de Minas Gerais é alvo de operação do MPF que investiga corrupção e lavagem de dinheiro

Próxima Notícia

Leilão da Receita Federal tem iPhone 6 a partir de R$ 300 abertos para lances até dia 30 de julho

Elias Costa

Elias Costa

LEIA TAMBÉM 

Cultura

Criada em 12 de Janeiro de 1861, Caixa Econômica completa 160 anos

12/01/2021 - 07:44
Cultura

100 anos da descoberta da Insulina: Em 11 de janeiro de 1922, Leonard Thompson se torna o primeiro paciente a receber “Insulina” de modo injetável

11/01/2021 - 17:30
Cultura

Ciganos: cultura e origem

03/01/2021 - 16:31
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Municípios

Promotora de Justiça instaura Inquérito Civil para apurar irregularidades em máquinas do PAC do município de Francisco Macedo

por Francisco Coutinho
09/01/2021 - 15:12

A Promotora de Justiça de Padre Marcos resolveu converter a Notícia de Fato 000173-292/2020 em Inquérito Civil para apurar  o...

Ler mais

As 9 mulheres de destaque na Bíblia

07/03/2020 - 15:51

MPF ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, ex-secretários de educação de Massapê do Piauí

13/01/2021 - 16:34

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Nas redes sociais, Andressa Urach ameaça pastores da Universal: ”Vão ver quem realmente é o diabo”

15/01/2021 - 15:23
Prédios para moradores de baixa renda do Conjunto Habitacional Cingabur

Bolsonaro assina decreto que regulamenta programa Casa Verde e Amarela

15/01/2021 - 11:51

Procura por carros da Troller cresce após anúncio de saída da Ford; fila de espera é de 90 dias

15/01/2021 - 10:59

Conde do Forró: Japinha grava DVD em Fortaleza com 15 músicas inéditas

15/01/2021 - 10:53

Concurso da Polícia Federal tem edital publicado com 1.500 vagas; salários chegam a R$ 23 mil

15/01/2021 - 10:49

Com novo formato, Copa do Brasil 2021 terá uma fase a menos

15/01/2021 - 10:46

Covid-19: Pfizer e BioNtech desenvolvem vacina em pó

15/01/2021 - 10:37

Um outro legado da pandemia, a corrupção

15/01/2021 - 10:21
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Nas redes sociais, Andressa Urach ameaça pastores da Universal: ”Vão ver quem realmente é o diabo”
  • Bolsonaro assina decreto que regulamenta programa Casa Verde e Amarela
  • Procura por carros da Troller cresce após anúncio de saída da Ford; fila de espera é de 90 dias

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital