Decidi desenvolver o projeto Diário da Gratidão para incentivar e aprimorar a escrita dos alunos, bem como trabalhar habilidades da língua portuguesa aliadas às habilidades socioemocionais com foco nas relações interpessoais.
No Colégio Espanhol Santa Maria Minas, em Belo Horizonte (MG), minha turma demonstrou dificuldade nas relações interpessoais. Pensando nisso, tive a ideia de trabalhar com eles a construção de um diário coletivo, onde teriam que se organizar para que todos tivessem a oportunidade de escrita.
O Diário da Gratidão funciona como um diário coletivo, onde os alunos desenvolvem a escrita, de forma espontânea e prazerosa, por meio de agradecimentos. A caneta que acompanha o diário é a “caneta das possibilidades”, que foi criada para modificar nosso olhar, nos dando a possibilidade de ver o lado bom das coisas, ensinando às crianças que tudo que nos acontece é aprendizado e devemos ser gratos.
No início, os alunos não gostavam muito de escrever. Aos poucos, eles começaram a se sentir mais incentivados. Fui fazendo propaganda e também pegando o diário para escrever. Em pouco tempo, virou um sucesso.
O diário extrapolou os muros da escola, pois os pais ficaram sabendo da prática que acontecia em sala de aula e pediram para participar também. As famílias solicitavam o diário para escrever agradecimentos com seus filhos. Eu fiquei muito feliz com isso!
Em seis meses de projeto, nós já tínhamos dois diários cheios de gratidão. Os alunos melhoraram o vocabulário, os erros ortográficos diminuíram, as relações interpessoais melhoraram e os estudantes modificaram seu olhar com relação à escrita, pois com o diário eles perceberam que escrever pode ser prazeroso e significativo.
Hoje em dia, chego em sala e os alunos já pedem o diário para escrever. Eles mesmos se organizam. Quando um acaba de escrever, já passa o diário para o colega ao lado, e assim sucessivamente.
Os agradecimentos acontecem durante a aula de forma tranquila e espontânea. Acho muito gratificante ver esse movimento acontecendo. Já estamos no terceiro diário e acredito que terei que confeccionar o quarto em breve.
Fonte: Agência porvir.org