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Home Cultura

Rezas e crenças: lamentos que encantam em Massapê do Piauí e no Brasil.

Para todos os males que atingem o corpo e a alma do homem sempre há uma reza para curar.

Francisco Coutinho por Francisco Coutinho
12/10/2019 - 15:40
em Cultura
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Os estudantes do sexto período do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Piauí, Agricio Francisco de Araújo, Ítalo Felipe Sousa Santos, Maria Gabriela de Sousa, Marcos Jusselino da Silva Gomes e Ramon da Costa Lacerda elaboraram um excelente trabalho cujo título é “Rezas e crenças: lamentos que encantam”, que pode ser visto no youtube através do link https://youtu.be/TXYaXQ2mms com vários rezadores do município de Massapê do Piauí.

O primeiro foi o já muito conhecido Temístocles Boeiro de Lima, popularmente conhecido como Temista Boeiro, da Comunidade Bom Nome, seu Temista é famoso pelas suas rezas e curas no nosso meio.

Seu Temista reza para quebranto, mau-olhado, espinhela caída, e muitas outras rezas. Quem quer que percorra as comunidades de Massapê do Piauí conhece a fama desse rezador que está sempre pronto a ajudar ao próximo, apesar de sua idade avançada ele está sempre pronto a fazer o bem sem olhar a quem.
Na cultura popular, corpo e espírito não se separam, tampouco desliga-se o homem do
cosmos, ou a vida da religião. Para todos os males que atingem o corpo e a alma do homem
sempre há uma reza para curar. É por isso que, apesar do tempo e dos avanços da medicina,
a tradição dos benzedores ainda persiste na nossa moderna sociedade capitalista.
Acreditando ou não no poder da reza, tem sempre aqueles que procuram, nas rezas e nas
benzeções, uma cura para a sua doença ou um alívio para a sua dor.

Diz a tradição que o ato de benzer, ou de curar, é a ritualização das coisas da fé, onde
muitas vezes se misturam o sagrado e o profano. Herança dos portugueses que ao chegarem
ao Brasil sofreram influências dos índios e, posteriormente, dos africanos, sobretudo as
mulheres. O conhecimento das plantas medicinais da colônia, dominado pela cabocla e pela
mulata, unido ao das plantas medicinais trazidas pelos portugueses, foi sendo repassado de
geração em geração, originando o costume de curar doenças por meio de recursos naturais.
Daí a procura pelas rezadeiras para fazer chás, simpatias, rezas e benzeções – uma solução
eficaz para solucionar os problemas de saúde para as classes mais desfavorecidas.
Por isso, a grande mistura que há. Cada benzedor tem a sua própria forma de benzer,
porque a cada um foi dado um dom para curar. Um dom que se traduz na fé, aprendida com
seus antepassados e de onde aprenderam a ver o mundo que os cerca. Rezadores,
benzedores e curadores estabelecem com a comunidade um sistema próprio de
comunicação que está além da comunicação oficial da mídia de massa, através de seus
cantos, gestos, rezas e orações, que refletem vigorosamente a mais pura expressão das
classes menos cultas e mais carentes da população.Foram entrevistadas as rezadeiras de novenas, terços como Nazaré e Mercês da sede do município, Claudiana também da comunidade Bom Nome, além de Ailton da comunidade Chupeirinho, que falaram das diferenças da rezas das novenas de antes para hoje, assim como também das tradições.

Todos concordam que é preciso ter muita fé para abençoar outras pessoas, concordaram que é um dom que vem de Deus, mas, é preciso que a pessoa tenha muita fé para alcançar a graça desejada.

A fé que vem da oração
A oração é o alimento da alma. Através dela, a alma se fortalece e fica mais próxima de
Deus. Na religiosidade popular, quem trata o doente são os benzedores mas qualquer cura é
uma obra de Deus pois foi “o próprio Jesus quem ensinou as orações.” Boa parte delas
serve para curar doenças. Muitas para o quebranto. Outras tantas para engasgo, dor de
pontada, cobreiro, dor dente e muitas outras. Algumas orações não podem ser reveladas,
como aquelas rezadas contra os inimigos ou para fechar o corpo pois os benzedores temem
que, revelando o segredo, elas “possam perder o encanto.” Outras são preventivas, como a
oração de São Bento “pra cobra não ofender.” A simplicidade dos versos emoldura a
expressão da fé, oração que é poesia e é palavra evocatória de cura e proteção. Oração que
sempre evoca os perigos para pedir proteção, que lembra a morte para implorar a vida, que
pede perdão para alcançar a salvação. É assim que pensam os benzedores.

O benzedor não faz propaganda de seu trabalho. Ele se torna conhecido da comunidade
por causa da cura das pessoas que atende e é sempre procurado por pessoas da sua
comunidade. Não existe benzedor sem que haja uma comunidade que busque suas orações.
Quando um benzedor morre, as pessoas do lugar procuram um outro que possa curar os
seus males. “É a comunidade que faz o benzedor”, eles acreditam.
O benzedor homem é procurado em especial para rezar em “ofendido de bicho mau”,
para tirar cobras de uma fazenda, para curar a picada de cobra, para estancar sangue numa
ferida ou para curar bicheiras em animais.

.O ritual da Cura
Na crença popular, a benzeção, ou simplesmente a benção, é um ritual de cura. Há
benzeções para doenças específicas e outras que servem para qualquer doença. De modo
geral, antes da benção, coloca-se um copo com água no local onde se realiza o ritual e no
final a pessoa benzida deve tomar essa água, considerada benta. Como a água benta que
encontramos nas igrejas católicas. Os gestos praticados pelos benzedores são todos
idênticos ao da religião católica: eles rezam fazendo o sinal da cruz. Suas rezas, na maioria
das vezes, são deturpações das orações oficializadas pela igreja, entremeadas de palavras
incompreensíveis. Enquanto estiver sendo benzido, o doente não deve cruzar os pés ou as
mãos. Geralmente, a benzeção é feita mais de uma vez, dependendo do mal que se acomete.
No caso de cobreiro, por exemplo, é preciso benzer até três vezes para que ele seque.

A benzeção é a mais viva forma da cultura nascida do povo e praticada pelo povo. O
povo guarda as suas cantigas, seus remédios, suas preces, suas devoções, seus rituais de
trabalho, enquanto tiverem algum sentido na vida deles. Os benzedores tratam seus doentes
com rezas, simpatias e remédios que não se contradizem em nenhum momento. Eles
transmitem uma grande paz e pelejam com o doente. Diante do tratamento dado pelos
benzedores, é fácil enxergar que eles representam valores. Para nós, é impossível imitar
suas rezas, simpatias e benzeções. Tudo isso está perfeitamente adaptado à vida dos
benzedores e à dos seus doentes, mas muito diferente da nossa vida. É preciso tentar
entender as suas histórias e suas realidades, seu modo de pensar, a partir dele próprio, da
sua visão de mundo, que é bem diferente da nossa. É grande a diferença entre o oficial e o
popular, desde o lugar do tratamento, os nomes dados aos membros do corpo até a própria
interpretação da doença e, consequentemente, à prática dos benzedores.

Mas uma coisa temos certeza, que ao longo do trabalho realizado pelos estudantes e também que vemos no dia a dia, tudo se resume em uma palavra, FÉ.

 



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