No fim de tarde desta sexta-feira, 5, o céu nos presenteará com um espetáculo astronômico conhecido como Lua de Morango — um eclipse penumbral bastante especial com duração de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos.
O acontecimento poderá ser visto em algumas regiões do Brasil, Europa, África, Ásia e Austrália. Pelo horário de Brasília, o ponto mais evidente do fenômeno será às 16h26, quando a Lua será 59% imersa na sombra umbral da Terra.
O horário em que ocorerá o ápice dificulta um pouco a visualização em boa parte do nosso país, mas algumas pessoas terão sorte: neste link você pode verificar se na sua cidade será possível enxergar o eclipse.

Será possível notar que a Lua estará com uma cor diferenciada — não com a coloração do morango, como o nome sugere, mas mais fumê (esfumaçada e mais próxima do cinza-escuro).
A nomenclatura Lua de Morango (Strawberry Moon) é dada, na verdade, apenas para marcar a primeira Lua cheia do mês de junho, que é quando ocorre o início da temporada de colheitas da fruta na América do Norte.
O espetáculo sazonal de hoje irá terminar às 18h04. Caso até o fim do fenômeno você não consiga ver a Lua, não se desanime. É possível também assistir ao show astronômico online, por meio do projeto europeu Telescópio Virtual 2.0. A transmissão começa às 16h (horário de Brasília) e mostrará a beleza desse ilustre acontecimento a partir de Roma, Itália.
Com informações do site Aventuras na História.