Neste final de semana aconteceu a 16ª rodada do Brasileirão de 2019, o grande vencedor foi Flamengo que garantiu a vitória e a liderança, após empate do Santos em plena Vila Belmiro.
Nos jogos de Sábado, Atlético Mineiro perdeu em casa por 1 a 0 para o Bahia. O Grêmio ganhou de 2 a 1 do Athletico PR.
Nos jogos que ocorreram nesse domingo, Goias venceu o internacional pelo placar de 2 a 1. O Vasco da Gama ganhou pelo placar de 2 a 0 do São Paulo. Avaí e Corinthians empataram em 1 a 1. Mesmo placar de CSA e Cruzeiro que também empataram em 1 a 1.
Os jogos mais esperados da rodada envolvia os dois times do Estado do Ceará, a partida do Santos contra Fortaleza e o Ceará que enfrentaria o Flamengo.
Em jogo muito disputado o Santos abriu o placar de 3 a 0, mas Fortaleza buscou o empate incrível em plena Vila Belmiro, com esse resultado o Santos perdeu a liderança e ficou com a segunda posição com os mesmo 33 pontos do Flamengo, que ficou com a liderança no critério de desempate de Saldo de Gols.
Depois de duas derrotas seguidas fora de casa, contra São Paulo e Cruzeiro, o líder Santos voltou a atuar na Vila Belmiro, mas não conseguiu voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. Com gols de Marinho, Jorge e Eduardo Sasha, o time santista abriu 3 a 0 contra o Fortaleza na primeira etapa, mas viu os cearenses buscarem o empate na segunda etapa. Os gols dos visitantes foram marcados por Wellington Paulista, duas vezes, e Tinga, aos 49 minutos da etapa final.
Determinado a conseguir os três pontos, o time comandado por Jorge Sampaoli teve um início de jogo avassalador. Logo no primeiro minuto, Jorge lançou Evandro no ataque, que tocou para Eduardo Sasha. O atacante viu Marinho na entrada da área, que chutou no canto e abriu o placar. Na comemoração, o atacante foi dar um beijo em sua esposa, que estava assistindo à partida.
Três minutos depois, Pituca lançou para Soteldo, que apareceu sozinho e finalizou, mas Felipe Alves fez boa defesa. Aos 9, o Santos ampliou. Marinho cobrou escanteio, Felipe Alves tirou de soco e a bola sobrou para Jorge, que bateu de primeira e fez um golaço.
Mesmo com o resultado, o Santos continuou atacando. Aos 14 minutos, Evandro recebeu pela esquerda e cruzou para Pituca, que bateu forte para nova defesa de Felipe Alves. O Fortaleza respondeu com chute forte de Romarinho para defesa de Éverson.
Um minuto depois, Soteldo fez boa jogada individual e passou para Pituca, que chutou forte e acertou a rede pelo lado de fora.
Aos 31 minutos veio o terceiro. Sasha recebeu de Jorge avançou pela esquerda e tocou por cima de Felipe Alves. A arbitragem chegou a anular o gol por impedimento, mas o lance foi revisto com auxílio do VAR e o gol foi validado. A exemplo de Marinho, Sasha também comemorou seu gol de forma romântica, mandando um coraçãozinho para as arquibancadas.
A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira. Logo aos 5 minutos, Soteldo recebeu na pequena área e fez mais um para o Santos, mas viu o gol ser anulado pela arbitragem por impedimento.
Aos 10 minutos, no entanto, Edinho, do Fortaleza, fez boa jogada e foi derrubado por Felipe Aguilar. Depois de revisão do VAR, a arbitragem marcou pênalti, que Wellington Paulista cobrou e converteu: 3 a 1. O Fortaleza se empolgou com o gol e partiu para cima, mas sem conseguir levar perigo. Na marca dos 19 minutos, Marinho cobrou falta lateral direto para o gol, mas a bola foi para fora.
Três minutos depois, o time cearense ganhou ainda mais motivos para acreditar na reação. Carlinhos recebeu na área, evitou a saída da bola e cruzou rasteiro para Wellington Paulista, na pequena área, marcar o segundo dele e do Fortaleza na partida: 3 a 2.
A resposta do Santos veio aos 23 minutos, quando Sasha recebeu cruzamento sozinho na área, dominou e chutou, mas a finalização saiu fraca e Felipe Alves defendeu com facilidade. Aos 28, Sasha chutou de fora da área, mas novamente sem força e com tranquilidade para o goleiro adversário.
Na marca dos 34, o Santos teve boa chance para ampliar. Pituca fez bom passe e deixou Jean Mota na cara do gol. Ele invadiu a área e bateu, mas Felipe Alves fez bela defesa.
Com as entradas de Felipe Alves, André Luis e Osvaldo, o Fortaleza tentou ter mais velocidade no jogo para reagir, mas o Santos voltou a dominar as ações depois que Carlos Sánchez e Jean Mota entraram. Mesmo assim, os visitantes tiveram boa chance com Felipe Pires, aos 40 minutos, que invadiu a área em boas condições, mas foi travado por Lucas Veríssimo no último instante.
Quando tudo parecia perdido para os cearenses, aos 49 minutos, Carlinhos cruzou, a bola passou por Wellington Paulista e Tinga chegou para empatar.
Com a empate, o Santos foi aos 33 pontos e ainda pode ser alcançado por Flamengo e Palmeiras, que não jogaram pela 16ª rodada – o Flamengo enfrenta o Ceará, às 19h, e o jogo do Palmeiras foi adiado.
O Fortaleza chega aos 18 pontos, na 15ª colocação e 5 a frente da Chapecoense, que é a primeira equipe dentro da zona do rebaixamento.
O Flamengo venceu o Ceará por 3 a 0, neste domingo, no Castelão, de forma categórica. Ao dominar a maior parte do confronto, o time de Jorge Jesus construiu o placar com gols de Pablo Marí e Gabigol (no primeiro tempo) e Arrascaeta, na etapa final.
A bola na rede do uruguaio, aliás, foi uma pintura: acertou linda bicicleta após cruzamento de Rafinha. Com a vitória, o Rubro-Negro assumiu a liderança do Brasileirão. Alcançou os mesmos 33 pontos do Santos, mas vence o time paulista no saldo de gols (17 a 11).
É a primeira vez, em 16 rodadas do campeonato, que o Flamengo assme a liderança. Tem os mesmos 33 pontos e 10 vitórias do Santos, mas melhor saldo de gols (17 a 11). O time de Jorge Sampaoli tropeçou na rodada ao empatar em casa com o Fortaleza. O Ceará é o 13º, com 20 pontos. Clique aqui e veja a tabela completa.
O Ceará volta a campo no sábado em Curitiba. Desafia o Athletico-PR, na Arena da Baixada, às 19h (de Brasília). O Flamengo, na quarta-feira, no Sul, decide a classificação à semifinal da Libertadores contra o Internacional de Porto Alegre. No domingo, no Maracanã, às 16h, ao retomar o campeonato nacional, recebe o Palmeiras.
O Flamengo dominou a maior parte do jogo, apesar de iniciar sem quatro titulares: Rafinha, Filipe Luis, Cuellár e Bruno Henrique. Mesmo que a posse de bola tenha sido 50% para cada um dos times, o Rubro-Negro sempre foi mais vertical ao buscar o gol. O Ceará, sem conseguir superar a marcação adversária apostou em cruzamentos e chutes de fora da área. Por isso, teve mais finalizações: 18 a 11.
Os gols de Ceará 0 x 3 Flamengo pela 16º rodada do Brasileirão 2019
Os gols foram boas construções coletivas. Marí concluiu após lateral cobrado por Renê e participação de Rodrigo Caio e Berrío. O segundo, de Gabigol, mostrou o time controlando a bola por 1min15s, com 20 passes e apenas Gerson não tocando na bola. E, por fim, Arrascaeta marcou de bicicleta.
Fonte: espn.com/globoesporte.com