Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Esporte

Senado aprova nova Lei Geral do Esporte; texto vai à Câmara

Elias Costa por Elias Costa
09/06/2022 - 06:58
em Esporte
Para a relatora, a senadora e ex-atleta olímpica Leila Barros, a nova lei representa um avanço por regulamentar assuntos que atingem desde o uso de recursos públicos até o respeito à diversidade no meio esportivo/Foto: Roque de Sá/Agência Senado/Fonte: Agência Senado.

Para a relatora, a senadora e ex-atleta olímpica Leila Barros, a nova lei representa um avanço por regulamentar assuntos que atingem desde o uso de recursos públicos até o respeito à diversidade no meio esportivo/Foto: Roque de Sá/Agência Senado/Fonte: Agência Senado.

3
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Santos e Internacional duelam pelo Brasileirão Assaí/Foto:
Créditos: Fernanda Luz/AGIF.

Santos e Internacional empatam pela décima rodada do Brasileirão

09/06/2022 - 06:52
Red Bull Bragantino e Flamengo duelaram pela décima rodada do Brasileirão Assaí/Foto:
Créditos: Diogo Reis/AGIF.

Red Bull Bragantino vence o Flamengo duelaram pela décima rodada do Brasileirão

09/06/2022 - 06:48

Foi aprovado no Plenário, nesta quarta-feira (8), o projeto da nova Lei Geral do Esporte (LGE), que agora segue para análise da Câmara dos Deputados. O PLS 68/2017 atualiza a Lei Pelé e consolida todas as leis já existentes, promovendo atualizações e aperfeiçoamentos no marco legal que regulamenta a prática desportiva no país.

Entre as inovações trazidas pelo texto estão a tipificação do crime de corrupção privada para dirigentes esportivos, a exigência de mulheres em cargos de direção de clubes para liberação de recursos federais e de loterias, a equidade na premiação entre gêneros e o combate ao preconceito nos espaços esportivos.

A relatora, senadora e ex-atleta olímpica Leila Barros (PDT-DF), disse que a proposta representa um grande avanço para o esporte nacional por conseguir tratar de temas que vão desde a organização do sistema nacional do esporte; a interação entre poder público; as estratégias de fomento estatal, até as relações trabalhistas, do fair play e da paz no esporte.

—  O projeto é extremamente criterioso com o emprego dos recursos públicos e também é muito rigoroso em relação à gestão corporativa no esporte, estabelecendo transparência, publicidade e a observância dos conceitos destinados a coibir a gestão temerária. E ainda assegura melhor representatividade aos diversos atores do setor, com destaque para a participação das mulheres e dos atletas em geral — observou a senadora durante leitura do parecer.

Constituído por 217 artigos, o texto inicial foi elaborado por uma comissão de juristas e apresentado pela Comissão Diretora do Senado. Leila considerou como base o relatório aprovado na Comissão de Educação (CE), no entanto, acatou algumas emendas de Plenário. Entre elas, duas de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS). Uma determina que as férias dos atletas sejam concedidas, preferencialmente, em período coincidente com o recesso das competições e, a outra, coloca como critério para que as organizações esportivas recebam repasses de recursos federais a contratação de aprendizes e de pessoas com deficiência.

A relatora ainda acrescentou ao seu relatório sugestões do senador Romário (PL-RJ). Ela acolheu dispositivo para considerar o atraso no pagamento dos direitos de imagem como hipótese de rescisão indireta do contrato especial de trabalho esportivo. E também incluiu entre os deveres da organização esportiva, o de contratar seguro de vida e de acidentes pessoais também para os treinadores esportivos. O texto inicial previa essa contratação apenas para os atletas profissionais, o que foi revisto pela senadora ao se basear na tragédia com o time da Chapecoense, em 2016, quando a equipe técnica também estava sujeita ao risco e acabou morrendo juntamente com os jogadores.

—  Eu tive a oportunidade de conversar com ele [Romário] antes do início da sessão. Nós já havíamos publicado o relatório. Eu resolvi acatar essa emenda muito diante da nossa experiência na CPI da Chapecoense. O avião caiu, e, infelizmente, perdemos vidas de atletas, de jornalistas, de dirigentes e comissão técnica. Então, depois de uma maior reflexão, é absolutamente legítima essa reivindicação de seguro de vida contra acidentes para os técnicos, sim, e suas comissões — argumentou a senadora.

Entre as grandes novidades trazidas pelo projeto está o artigo que tipifica o crime de corrupção privada no esporte. Ficam estabelecidas pena de reclusão de dois a quatro anos e multa para o agente que “exigir, solicitar, aceitar ou receber vantagem indevida, como representante de organização esportiva privada, para favorecer a si ou a terceiros”.

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) classificou o relatório como “histórico” para o desporto brasileiro. Já Carlos Portinho (PL-RJ) elogiou a iniciativa por reunir num único documento as atualizações que o mercado do esporte demanda. Ele citou como exemplo o dispositivo que permite a participação de crianças e adolescentes em competições como parte do aprendizado, possibilitando vínculo entre o menor de doze anos e o clube esportivo.

—  Eu vou citar um caso, mas poderia citar muitos. Ela [a nova lei] enxergou a nossa campeã olímpica Rayssa, do skate, que, pela lei antiga, não poderia receber [remuneração]. Ela não era considerada dentro do ambiente desportivo, porque era um atleta de 12 anos. Essa lei reconhece que, mesmo na formação lúdica ou competitiva desses jovens, a disputa, a competição é saudável — exemplificou Portinho.

Transparência e gestão 

Outra inovação é o dispositivo que cria uma espécie de “Lei da Ficha Limpa” para as organizações esportivas. O texto traz uma série de critérios para impedir que pessoas afastadas por gestão temerária ou fraudulenta possam dirigir clubes e federações. Ainda deixam longe da gestão das entidades aqueles que estiverem inadimplentes: na prestação de contas de recursos públicos em decisão administrativa definitiva; na prestação de contas da própria organização esportiva, por decisão definitiva judicial; nas contribuições previdenciárias e trabalhistas, de responsabilidade da organização esportiva que tenha ocorrido durante sua gestão, além dos administradores, sócios gerentes ou dirigentes de empresas que tenham tido sua falência decretada.

O projeto busca ainda instituir a política de paz nos espaços ao determinar sanções administrativas a pessoas, associações, clubes ou empresas que praticarem condutas discriminatórias, racistas, xenófobas, homofóbicas ou transfóbicas com multas que variam de infrações leves de R$ 500 a R$ 2 milhões, bem como o afastamento do eventos esportivos.

A matéria também normatiza as relações trabalhistas no âmbito do esporte e dedica-se de forma especial às categorias de base, com vistas a maior proteção dos jovens, ao trazer exigências para o funcionamento das organizações esportivas formadoras, além de estabelecer mecanismos mais efetivos de fiscalização.

Já em relação ao financiamento do esporte, o projeto estabelece critérios rígidos para que organizações recebam recursos públicos, inclusive aqueles oriundos das loterias e prevê ainda a criação do Fundo Nacional do Esporte (Fundesporte), que deverá ter entre suas fontes de recursos a tributação de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar, gordura saturada ou sódio.

 

Fonte: Agência Senado.



CompartilharEnviar
Notícia Anterior

Rodrigo Pacheco assume Presidência da República até sábado

Próxima Notícia

Câmara aprova projeto que impede cobrança de ICMS sobre custo adicional de energia

Elias Costa

Elias Costa

LEIA TAMBÉM 

Santos e Internacional duelam pelo Brasileirão Assaí/Foto:
Créditos: Fernanda Luz/AGIF.
Esporte

Santos e Internacional empatam pela décima rodada do Brasileirão

09/06/2022 - 06:52
Red Bull Bragantino e Flamengo duelaram pela décima rodada do Brasileirão Assaí/Foto:
Créditos: Diogo Reis/AGIF.
Esporte

Red Bull Bragantino vence o Flamengo duelaram pela décima rodada do Brasileirão

09/06/2022 - 06:48
Fluminense e Atlético-MG fazem jogo eletrizante pelo Brasileirão Assaí/Foto:
Créditos: Thiago Ribeiro/AGIF.
Esporte

Em jogo de oito gols, Fluminense supera o Atlético-MG pelo Brasileirão

09/06/2022 - 06:45
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Esporte

Conheça o piauiense que se tornou xodó no Fortaleza e é dono de gols decisivos

por Francisco Coutinho
06/06/2022 - 16:24

Com apenas 21 anos, Hércules já havia marcado o gol da primeira vitória do Fortaleza na história da Libertadores. Neste domingo, o volante balançou...

Ler mais

Pesquisas eleitorais que trazem “com apoio” são investigadas; dono do Instituto Amostragem discorda de divulgação

02/06/2022 - 09:42

Padre é afastado por Arquidiocese de Natal após vazamento de áudios confessando suposta traição

04/06/2022 - 12:16

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Foto: Divulgação PRF.

PRF realiza leilão virtual de veículos retidos no Piauí

09/06/2022 - 07:26
De acordo com o Sebrae, quase da metade dos 6 milhões de empreendedores individuais formalizados, trabalha em casa/Foto:  Créditos/Rovena Rosa/Agência Brasil.

Pequenos negócios geraram 76% das vagas de emprego em 2022

09/06/2022 - 07:08
Superior Tribunalk Federal, fachada, letreiro. Sérgio Lima/Poder360 25.09.2020

STJ: Sexta Turma mantém ação penal contra ex-diretor do Flamengo denunciado por incêndio no Ninho do Urubu

09/06/2022 - 07:04
Deputados em sessão do Plenário/Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados/Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Câmara aprova projeto que impede cobrança de ICMS sobre custo adicional de energia

09/06/2022 - 07:01
Para a relatora, a senadora e ex-atleta olímpica Leila Barros, a nova lei representa um avanço por regulamentar assuntos que atingem desde o uso de recursos públicos até o respeito à diversidade no meio esportivo/Foto: Roque de Sá/Agência Senado/Fonte: Agência Senado.

Senado aprova nova Lei Geral do Esporte; texto vai à Câmara

09/06/2022 - 06:58
Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal/Fonte: Agência Senado.

Rodrigo Pacheco assume Presidência da República até sábado

09/06/2022 - 06:55
Santos e Internacional duelam pelo Brasileirão Assaí/Foto:
Créditos: Fernanda Luz/AGIF.

Santos e Internacional empatam pela décima rodada do Brasileirão

09/06/2022 - 06:52
Red Bull Bragantino e Flamengo duelaram pela décima rodada do Brasileirão Assaí/Foto:
Créditos: Diogo Reis/AGIF.

Red Bull Bragantino vence o Flamengo duelaram pela décima rodada do Brasileirão

09/06/2022 - 06:48
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • PRF realiza leilão virtual de veículos retidos no Piauí
  • Pequenos negócios geraram 76% das vagas de emprego em 2022
  • STJ: Sexta Turma mantém ação penal contra ex-diretor do Flamengo denunciado por incêndio no Ninho do Urubu

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital