Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Internacional

Corrida a vacinas contra a covid-19 entra em fase crítica

Há mais de 160 candidatas em desenvolvimento, mas duas já entraram na derradeira fase de avaliação clínica e serão testadas em milhares de pessoas

Elias Costa por Elias Costa
15/07/2020 - 06:49
em Internacional
126
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Foto: Reprodução Twitter Radio India/@RadioIndia1110.

Procuradoria russa diz que processo contra Prigozhin não foi encerrado e que a investigação continua

26/06/2023 - 07:45
Foto: Reprodução Twitter Radio India/@RadioIndia1110.

Líder do grupo Wagner vai para a Bielorrússia

24/06/2023 - 17:55

Com a pandemia em contínua expansão em várias regiões do mundo, a possibilidade de novas vagas a ganhar terreno na Europa e na Ásia, e a poucos meses de um inverno carregado de incertezas no hemisfério norte, a corrida ao desenvolvimento de uma vacina contra a SARS-CoV-2 é frenética – e parece dar passos promissores.

Neste preciso momento, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), das 163 candidatas a vacinas contra o coronavírus que estão atualmente em desenvolvimento no mundo, 23 encontram-se em fase de avaliação clínica, com testes já realizados em grupos restritos de voluntários, e duas delas já entraram, ou estão a entrar, na terceira e última fase do processo, com ensaios clínicos que envolvem milhares de pessoas. E outras deverão lá chegar dentro de pouco tempo.

Há, no entanto, muito caminho ainda para andar. O prazo estimado desde a primeira hora pela OMS, de 12 a 18 meses, para que uma vacina contra a covid-19 possa estar disponível no mercado, não sofreu nenhum recuo. E, a cumprir-se, este será de qualquer forma um recorde absoluto – e histórico. Até agora, a vacina criada mais rapidamente foi a da papeira, e levou quase cinco anos. A concretizar-se a estimativa da OMS de 12 a 18 meses para a vacina da covid-19, esse recorde será pulverizado e reduzido para menos de metade.

A fase 3 de desenvolvimento de uma vacina, em que é necessário demonstrar que a candidata é não apenas segura mas também eficaz na prevenção da doença, é uma das mais críticas. É neste derradeiro passo, justamente, que uma grande percentagem de candidatas fica pelo caminho.

Seja como for, o caminho andado em apenas seis meses desde que o novo coronavírus surgiu e o seu genoma foi sequenciado e publicado, é enorme e foi feito a uma velocidade inédita.

Nesta altura, as candidatas a futuras vacinas para a covid-19 mais bem posicionadas incluem uma criada pela parceria entre a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a biofarmacêutica AstraZeneca, que desde o final de maio já tem em curso a fase 3. Uma outra é a da empresa de biotecnologia chinesa Sinovac, que também já iniciou a fase 3 da sua candidata.

Também a americana Moderna anunciou esta terça-feira que a sua vacina experimental está pronta para entrar na terceira fase de testes, algo que deverá acontecer a 27 de junho.

 

A Pfizer alemã anunciou igualmente que se prepara para entrar nessa terceira etapa em breve.

Chegar aqui, à fase 3, significa que as respetivas candidatas a vacinas ultrapassaram todos os anteriores passos, que incluíram os estudos pré-clínicos in vitro e em modelos animais e também uma primeira avaliação clínica num número restrito de pessoas, em geral poucas dezenas, para demonstrar a segurança da sua utilização.

Para qualquer uma das candidatas na frente desta corrida, a terceira e última fase terá necessariamente a duração de alguns meses e milhares de pessoas terão de ser envolvidas.

Corrida contra o tempo

A vacina experimental da Universidade de Oxford e da AstraZeneca já está a ser testada no terreno, no Brasil, desde o final de junho, segundo a universidade britânica, que coordena o ensaio clínico e que espera envolver ali um total de cinco mil voluntários nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e zonas do nordeste do país, onde a pandemia tem progredido a grande velocidade, com pesado saldo de mortes.

Com a designação técnica de ChAdOx1 nCoV-19, esta vacina experimental utiliza um adenovírus que causa uma constipação comum, que foi enfraquecido e modificado para expressar a proteína S da SARS-CoV-2, de forma a causar a reação de defesa do sistema imunitário na presença do novo coronavírus.

Testes em laboratório e em modelos animais mostraram uma “resposta forte” por parte das células do sistema imunitário, diz a Universidade de Oxford.

Os resultados dos ensaios clínicos, que também estão a decorrer no Reino Unido, onde a equipa pretende envolver cerca de dez mil participantes, e também na África do Sul, serão o próximo momento da verdade para esta potencial futura vacina. Mas vai ser preciso esperar alguns meses até se saber qual é o veredicto. No final de julho, a equipa conta anunciar uma data previsível para a publicação dos primeiros resultados.

Quanto à vacina experimental criada pela chinesa Sinovac, que é feita a partir do coronavírus inativado, e foi designada como Coronavac, o ensaio clínico inicia-se também neste mês no Brasil, onde a empresa espera envolver 8870 participantes voluntários até ao final de outubro.

Na anterior fase de avaliação clínica do seu produto, a Sinovac diz ter testado cerca de 700 voluntários, e confirma uma resposta imunitária ao coronavírus, sem efeitos secundários a assinalar, de acordo com o diário digital El Español.

Entre as 23 candidatas a vacinas que já entraram nas primeiras fases de avaliação clínica, destacam-se ainda a da biofarmacêutica Moderna, dos Estados Unidos, que já anunciou que pretende avançar para a fase 3 ainda durante o mês de julho.

A sua vacina experimental baseia-se na utilização do mRNA, ou RNA mensageiro, que a ser bem-sucedida pode facilitar a produção das vacinas no futuro, segundo a própria empresa. Até hoje, no entanto, ainda não foi aprovada nenhuma vacina deste tipo.

Outra candidata a posicionar-se igualmente na dianteira é a da parceria entre a Pfizer alemã e a BioNTech, que nesta segunda-feira anunciaram ter recebido estatuto de fast track para duas das suas candidatas a vacinas contra a SARS-CoV-2 por parte da FDA (a reguladora dos medicamentos nos Estados Unidos), que se encontram nas fase 1 e 2 de avaliação clínica. Isso poderá acelerar também o início da terceira fase de testes.

São ao todo 23 as candidatas nesta vertiginosa caminhada que já estão em diferentes momentos de avaliação clínica, a maioria nas fases mais iniciais. Com a propagação do vírus sem dar mostras de abrandar, e com a perspetiva do inverno a poucos meses de distância, esta é uma corrida contra o tempo. No entanto, ainda vai ser preciso esperar mais alguns meses para conhecer o desfecho.

 

Fonte: Diário de Notícias.



CompartilharEnviar
Notícia Anterior

Luana Piovani testa negativo para covid-19 e celebra: ‘Que alívio’

Próxima Notícia

PGR denuncia deputado federal Otoni de Paula tentativa de intimidação contra ministro do Supremo Tribunal Federal

Elias Costa

Elias Costa

LEIA TAMBÉM 

Foto: Reprodução Twitter Radio India/@RadioIndia1110.
Internacional

Procuradoria russa diz que processo contra Prigozhin não foi encerrado e que a investigação continua

26/06/2023 - 07:45
Foto: Reprodução Twitter Radio India/@RadioIndia1110.
Internacional

Líder do grupo Wagner vai para a Bielorrússia

24/06/2023 - 17:55
Foto: Reprodução Twitter Radio India/@RadioIndia1110.
Internacional

Líder mercenário russo ordena que tropa pare movimentação

24/06/2023 - 17:51
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Municípios

Dr. Wilton Coutinho anuncia chegada da Carreta da Mamografia em Massapê do Piauí, oferecendo exames gratuitos para mulheres do município

por Francisco Coutinho
28/06/2023 - 12:17

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Saúde, está ofertando gratuitamente, exames de mamografia para as...

Ler mais
Foto: Reprodução Redes Sociais.

Justiça Eleitoral marca julgamento de ex-prefeito de Massapê do Piauí por crimes eleitorais

14/06/2023 - 17:12

Corpo de adolescente que teve a execução filmada é encontrado em matagal

23/06/2023 - 15:19

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Procon/MPPI e Imepi divulgam resultados de mais uma fase da Operação Petróleo Real

28/06/2023 - 15:35

Beneficiários do Bolsa Família têm acesso facilitado a medicamentos do Farmácia Popular

28/06/2023 - 15:18

Saiba quais são as 10 cidades com mais e as 10 cidades com menos habitantes do Piauí

28/06/2023 - 15:05

Dr. Wilton Coutinho anuncia chegada da Carreta da Mamografia em Massapê do Piauí, oferecendo exames gratuitos para mulheres do município

28/06/2023 - 12:17

Sílvio disparado para 2024, Rafael campeão em aprovação e Dr Pessoa mal avaliado; veja todos os números da “Paraná Pesquisas”

28/06/2023 - 11:45

Prefeita de Luzilândia cancela aulas e fecha comércios por onda de violência

28/06/2023 - 11:38

População do Piauí aumenta em cerca de 150 mil habitantes, aponta Censo Demográfico

28/06/2023 - 11:28
Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves isentou Braga Netto. Julgamento será retomado na quinta (29) com os votos dos demais ministros/Sessão Plenária 27.06.2023 - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE.

TSE: Relator vota pela inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos a partir das Eleições 2022

28/06/2023 - 07:58
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Procon/MPPI e Imepi divulgam resultados de mais uma fase da Operação Petróleo Real
  • Beneficiários do Bolsa Família têm acesso facilitado a medicamentos do Farmácia Popular
  • Saiba quais são as 10 cidades com mais e as 10 cidades com menos habitantes do Piauí

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital