Mais de 400 empresas vão deixar de anunciar no Facebook nesta 4ª feira (1º.jun.2020). Multinacionais como Coca-Cola e Starbucks foram convocadas por grupos de direitos civis dos EUA, para ajudar a pressionar a rede social a tomar medidas concretas para bloquear o discurso de ódio. Porém, a empresa de mídia social não deixou claro na reunião que medidas tomaria.
Eis a lista completa das empresas que participam do movimento, atualizada em tempo real pelo grupo. No Brasil, nenhuma companhia aderiu ao boicote.
Com a forte desvalorização das ações no índice Nasdaq nos Estados Unidos, o Facebook perdeu US$ 74,6 bilhões na última semana. A maior fonte de receita da rede social é com publicidade. Por isso, o boicote de grandes empresas tem 1 impacto significativo na companhia de Mark Zuckerberg.
De acordo com a Reuters, na 3ª feira (30.jun.2020), véspera do boicote planejado para 1 mês, executivos do Facebook realizaram pelo menos duas reuniões com anunciantes. Eles não ofereceram novos detalhes sobre como abordariam o discurso de ódio.
Na última 6ª feira (26.jun.2020), o CEO e fundador do Facebook anunciou regras para endurecer o combate ao discurso de ódio em publicidades feitas na plataforma.
Com informações do Portal Poder360