“Só a Rússia tem responsabilidade por esta guerra”, diz Joe Biden nas Nações Unidas

0
visualizações

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden, falou sobre a guerra na Ucrânia durante o seu discurso na abertura da 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e sublinhou que “só a Rússia tem responsabilidade por esta guerra”.
Joe Biden na ONU/Foto: AFP.

“Pela segundo ano consecutivo, este reunião dedicada à paz é assombrada pela guerra. Uma guerra ilegal de conquista, desencadeada sem provocação pela Rússia contra a Ucrânia”, referiu Joe Biden.

“Como qualquer nação no mundo, os Estados Unidos querem que esta guerra acabe. Nenhuma nação quer mais que a guerra acabe que a Ucrânia. Apoiamos veementemente a Ucrânia nos seus esforços para alcançar uma paz justa e duradoura”, disse também.

“Só a Rússia tem responsabilidade por esta guerra. Só a Rússia tem poder para acabar esta guerra imediatamente. Só a Rússia está no caminho da paz na Ucrânia. O preço da Rússia para a paz é a capitulação, o território e as crianças da Ucrânia”, afirmou ainda.

Numa nota a todos os que apoiam a Ucrânia referiu que “se permitirmos que a Ucrânia seja dividida, a independência de qualquer nação estará segura? Respeitosamente, sugiro que a resposta é não – temos que enfrentar esta agressão flagrante hoje e dissuadir os possíveis agressores de amanhã”.

Prometeu assim que os EUA “continuarão a apoiar o corajoso povo da Ucrânia na defesa da sua soberania, integridade territorial e liberdade”.

Ao terminar a interversão eram visíveis na assembleia os aplausos dos delegados da ONU – incluindo o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que estava na audiência.

 

Fonte: SAPO.



LEIA TAMBÉM 

Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

FACEBOOK DIÁRIO GM

RECENTES