A caixa d’água que abastece a comunidade Angical, município de Massapê do Piauí, está descoberta, ou seja sem a tampa segundo uma moradora há no mínimo três anos. Segundo os moradores da localidade, a situação pode representar um risco à saúde da população em razão de doenças.
Fotos enviadas ao nosso Portal Diário GM, sob forma de denúncia, mostram que a água utilizada para diversos fins pela população está a céu aberto. Essa caixa sem tampa deixa a água imprópria para o consumo e também para outras atividades disse uma moradora que preferiu não se identificar, afirmando ainda que provavelmente há fezes de pássaros e outras inúmeras sujeiras ocasionadas pela falta da tampa.
Segundo a moradora até o momento a Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Agricultura não providenciou a substituição da tampa, que se quebrou porque foi arremessada pelo vento.
Os moradores da localidade Angical estão apreensivos por não saberem quais os riscos que a falta da tampa pode ocasionar à saúde deles, permanecem preocupados e à espera de uma providência por parte da Secretaria Municipal de Agricultura urgentemente.
Segundo moradores de Angical é um absurdo que depois de três anos não foi tomada nenhuma providência por parte do Gestor Municipal e também por parte dos fiscalizadores do povo (os Vereadores) que passam constantemente na estrada e vêem a situação ou fazem de conta que nada vêem, os quais segundo os moradores não estão exercendo seu legítimo papel que é o de fiscalizar, enquanto isso temos que conviver com receio de ocorrer epidemia de dengue ou de outras doenças ocasionadas pela falta da tampa.
Sabemos que a negligência com a limpeza de caixa d’água ou higienização de reservatórios pode trazer péssimas consequências para a saúde de quem depende da água desse reservatório. Pois sabemos que bactérias e parasitas alojados passam pela tubulação até chegar ao chuveiro e torneiras, a partir daí a população sofre o risco da contaminação, podendo até contrair diversas doenças.
O aedes aegypti, inseto que causa a dengue, procura locais com água parada e limpa para depositar seus ovos. Ou seja a caixa d’água destampada é um lugar ideal para a proliferação dos vetores da doença.
Por esses inúmeros motivos esperamos que as autoridades municipais competentes tomem as devidas providências, pois os moradores relatam que já são mais de três anos que a caixa d’água está sem a tampa, os mesmos pedem providências urgente.