Triste a realidade do único campo de futebol da sede do município de Massapê do Piauí, está totalmente abandonado pelo poder público municipal, é um descaso total de zelo para com um patrimônio que dá tantas alegrias aos desportistas.
O futebol de campo é uma modalidade esportiva muito praticada no mundo.
Mais especificamente no Brasil, se faz presente em todas as classes sociais,
mexendo com o emocional de inúmeras pessoas, seja como torcedor ou praticante.
A prática do futebol de campo pode trazer benefícios tanto para a sociedade
como para o individuo. Na sociedade, pode ser um agente transformador
contribuindo para a socialização de pessoas, inclusão social e diminuir o tempo
ocioso de muito jovens e adultos que vivem a margem da sociedade. Para o
individuo, pode contribuir com a qualidade de vida, trazendo melhorias na saúde
física, mental e social das pessoas.
O futebol de várzea no Brasil é tido como uma das principais manifestações
esportivas de lazer da população, visto que é praticado desde grandes centros
urbanos, como em cidades menores, ou ainda em zonas rurais; também é praticado
por diversas gerações e classes sociais
A triste realidade é que o campo de futebol de Massapê palco de grandes campeonatos encontra-se totalmente abandonado, não foi realizado nenhuma limpeza, nem as barracas tiradas.
Muita sujeira e descaso em um estádio que fica ao lado de estradas vicinais importantes que dão acesso aos povoados Peixe, São Francisco, Abóbora e outras várias comunidades do município.Esse descaso, esse abandono acontece e não vemos nenhum Vereador tomar uma providência, a população de Massapê do Piauí em todos os recantos reclama da atuação dos parlamentares que deixam muito a desejar no exercício dos seus mandatos como fiscalizadores do povo.
Esperamos que após a publicação dessa reportagem como vem acontecendo, o Prefeito tome providências e mande fazer uma limpeza geral no campo de futebol de Massapê.
O que é futebol de várzea
O futebol de várzea é um esporte bastante popular no Brasil e define a famosa pelada, ou seja, uma partida de futebol jogada em campos pequenos e/ou que não tenham a estrutura adequada para que o esporte seja praticado.
Outras peculiaridades do futebol de várzea é que os jogadores costumam ser os chamados “atletas de final de semana”, ou seja, não são profissionais, possuem outras profissões no dia a dia e encaram o esporte como um hobby, uma diversão e também uma forma de praticar atividade física.
Refletindo os jogadores e as condições do campo, o futebol de várzea não segue regras restritas e muito raramente tem um juiz.
A expressão surgiu em São Paulo, em campos de futebol que ficavam às margens do Rio Tietê, ou seja, em sua várzea. Daí o nome: futebol de várzea.
Embora o futebol de várzea seja o esporte a nível amador, muitos clubes surgiram a partir daí. Esses clubes são chamados de clubes de várzea.
Além disso, muitos jogadores muito bons foram descobertos enquanto jogavam futebol de várzea, sem pretensão. Por isso, o futebol de várzea ganhou mais popularidade e prestígio, atraindo cada vez mais pessoas para disputarem as partidas.
A importância do futebol do tipo de várzea foi crescendo ao longo do tempo, culminando no mês de julho de 1994, quando foi declarado como patrimônio cultural. Isso aconteceu a partir do tombamento oficial do chamado Parque do Povo, que é o local onde ocorreram os primeiros jogos de futebol de várzea.