A Casa de farinha da Comunidade da Baixa Branca no município de Massapê do Piauí está completamente abandonada pelo poder público municipal, é um caso triste, uma situação lamentável, um descaso total, recentemente o Prefeito divulgou um vídeo em que aparentemente está tudo as mil maravilhas em Massapê, mas o que vemos são inúmeros descasos de abandono de prédios públicos municipais.
O Portal Diário GM continuará divulgando as inúmeras obras abandonadas, os prédios públicos no mais completo descaso, pois, estamos apenas cumprindo nosso papel de imprensa livre, não somos um Portal de notícias que recebe recursos públicos municipais para ficar calado diante de tantas irregularidades que vemos cotidianamente no nosso município.
Essa Casa de farinha já foi de grande utilidade na comunidade da Baixa Branca e demais comunidades vizinhas, nesses últimos 7 anos e 4 meses o que vemos em Massapê do Piauí foi um descaso da atual administração com os pequenos agricultores, com o homem do campo.
Outro fator importante é que pelo menos um Vereador da situação passa em frente a essa casa de farinha praticamente todos os dias, estranhamos o fato é que o senhor vereador não toma providência nenhuma quanto a essa situação, pois a obrigação dele é fiscalizar os desmandos da administração da qual ele faz parte, o povo de Massapê tem razão quando fala que o Poder Legislativo Municipal não está desempenhando o papel de “fiscalização”.
Assim como em outras regiões do Nordeste brasileiro, a farinhada – produção artesanal de farinha de mandioca, assume diversos sentidos para além da dimensão do alimento, pois trata-se de prática cultural de grande importância para região.
A casa de farinha remete às memórias dos farinheiros, aos gostos e sabores, ao tempo em que havia um circuito de farinhadas em grande parte das comunidades rurais. Porém, em tempos de padronizações dos alimentos, muitas formas de produção tradicionais estão em transformação, mas temos que manter viva a tradição e cultura das farinhadas, incentivar os pequenos agricultores, não abandonar as tradições e os prédios públicos municipais.
O desenvolvimento da mandiocultura, garante às famílias, não só o consumo da produção, como também a comercialização, contribuindo, concomitantemente com a segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento dos agricultores familiares do nosso município.
No espaço há muitos sinais de abandono. Teias de aranha estão por todos os lados. Há muita sujeira, o que ajuda a danificar os equipamentos da casa de farinha, o mato está domina toda parte da frente e ao redor, por dentro é só abandono e sujeira, muita sujeira e descaso.
A farinha é um dos principais alimentos presentes na cultura brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde há maior parte da produção nacional, cerca de 40%
Por divulgar a verdade dos fatos a equipe do Portal Diário GM é procurado diariamente por moradores do município de Massapê do Piauí e de outros municípios para publicarmos várias matérias de interesse do povo que sofre com o descaso dos governantes municipais que pagam Portais de Notícias apenas para divulgarem o que interesse a eles, o que convém aos gestores municipais, quanto mais nos criticam mais fortes ficamos para publicarmos a verdade sem medo.
Esperamos que após essa denúncia o Prefeito de Massapê do Piauí tome providências de limpeza e outras mais necessárias com o prédio da Casa de Farinha da comunidade da Baixa Branca em Massapê do Piauí.
Com informações de Francisco de Sousa Coutinho do Portal Diário GM.