O que temos visto na Câmara Municipal de Massapê do Piauí nesse começo de legislatura é algo que chega a ser inacreditável. Quando questionados se são de oposição, os parlamentares eleitos no grupo do MDB são unânimes em afirmar que sim, que vão fiscalizar e não perseguir o atual Prefeito de Massapê, fiscalizar com responsabilidade e determinação afirmaram os vereadores Gracias, Oséas e Josuene.
Algumas pessoas e ex-políticos dizem que não tem como ser oposição num começo de gestão e que é preciso esperar o andar da nova administração municipal, mas, os atuais vereadores da oposição foram eleitos com o discurso de fiscalizar os gastos públicos e as ações da atual administração de Massapê. Ao contrário de vereadores de oposição de outros municípios que usam o argumento de que nos primeiros dias de um novo governo não há o que se criticar ou mesmo “bater”, Gracias, Oséas e Josuene ontem (23/01) mostraram para seus eleitores e a população massapeense que farão uma nova história no Legislativo de Massapê do Piauí.
Estar na oposição ou se declarar como oposição não tem nada a ver com apenas criticar, com bater ou com dar tempo ao novo gestor, estar na oposição é uma questão de honrar com os discursos nos palanques da campanha eleitoral e cumprir com as funções de parlamentares quer seja da oposição ou da situação.
Ser de oposição é se afirmar como alguém que estará do lado oposto ao gestor, ainda que não haja nada para criticá-lo nesse primeiro momento (e olha que já há). Se a política ainda fosse como em outros tempos, a oposição era definida no dia do resultado da eleição e não “com o desenrolar da gestão”, como alguns tentem pregar.
Quem define a existência de uma oposição não é o desempenho da situação. Muito pelo contrário. Ainda que uma gestão beire os 100% de aprovação, deve-se existir oposição.
Se um governo, por ventura, fosse perfeito, caberia a oposição ficar quieta, calar, mas não deixar de ser oposição. Os atuais vereadores da oposição de Massapê do Piauí querem e têm coragem de ser oposição sim, pois, provaram ontem com atitude, coragem, ousadia e respeito na missão da primeira fiscalização tendo como alvo a Farmácia Básica na UBAS.