Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Municípios

Senado aprova PEC que agiliza transferência de recursos para estados e municípios

Elias Costa por Elias Costa
12/12/2019 - 07:04
em Municípios
31
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MPF ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, ex-secretários de educação de Massapê do Piauí

13/01/2021 - 16:34

MPF instaura Notícia de Fato para apurar a desatualização do Portal da Transparência de Massapê do Piauí

12/01/2021 - 15:38

 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) a proposta de emenda à Constituição que permite a transferência direta de dinheiro para estados, Distrito Federal e municípios por meio de emendas parlamentares individuais ao Orçamento. A PEC 48/2019 foi aprovada em dois turnos, dispensando, por acordo de líderes, os prazos constitucionais, e segue para a promulgação. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou a realização de sessão solene do Congresso Nacional nesta quinta-feira (12), às 17h, para promulgar o texto, que será a Emenda Constitucional 105.

A proposta tem origem na PEC 61/2015, apresentada pela então senadora e atual deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) e aprovada pelo Senado em abril. Como a PEC foi modificada pelos deputados, teve de retornar ao Senado.

De acordo com o texto, os repasses podem ser feitos sem necessidade de convênio. As transferências são de dois tipos: doação, quando o parlamentar encaminha recursos para o governo ou a prefeitura sem destinação específica; e finalidade definida, quando a verba vai “carimbada” para um uso determinado. Com a PEC, a doação passa a se chamar transferência especial.

— Nós estamos votando aqui uma matéria extremamente importante, que permite uma desburocratização muito aguda da transferência de recursos para estados e municípios, concretizando um processo de descentralização de verbas das emendas parlamentares obrigatórias — explicou o relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Fiscalização

Pela proposta, as transferências deveriam ser fiscalizadas pelos órgãos de controle interno e externo de cada ente, como os tribunais de contas. Emendas dos senadores Alvaro Dias (Podemos-PR) e Major Olímpio (PSL-SP), no entanto, resultaram na supressão desse trecho, para que não fosse retirada do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU) a prerrogativa de fiscalizar essa transferência de recursos federais.

O relator concordou em suprimir os parágrafos que permitiam a fiscalização das operações pelos tribunais de contas dos estados, por entender que a PEC “não parece ser o melhor instrumento para inovar nas normas de controle e de fiscalização da execução orçamentária”. A supressão, segundo o relator, não afeta o mérito do texto, que não precisará voltar à Câmara.

Para garantir a aprovação, o os senadores firmaram o compromisso de que outra proposta será apresentada em fevereiro para deixar explícito no texto o papel do TCU de fiscalizar os recursos repassados. O relator da nova PEC será o senador Antonio Anastasia.

Para Major Olímpio, sem essa mudança, a fiscalização pode ser prejudicada. Já Alvaro Dias afirmou que é preciso deixar claros os mecanismos de controle sobre os recursos.

— Mais do que nunca, a sociedade brasileira exige o endurecimento da legislação e o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e controle na aplicação dos recursos públicos. É esse o cuidado que devemos ter — explicou.

Investimentos

De acordo com o texto, 70% das transferências especiais devem ser destinadas a investimentos e apenas 30% a custeio. A proposta proíbe a utilização da transferência especial para o pagamento de despesas com pessoal (ativo e inativo) ou encargos referentes ao serviço da dívida. O texto também estabelece que 60% das transferências especiais realizadas no primeiro ano de vigência da emenda constitucional devem ser executadas até o mês de junho.

Para o relator, essas modificações, feitas pela Câmara, aperfeiçoaram sobremaneira a PEC original. O estabelecimento do patamar mínimo de 70% para investimentos, na visão de Anastasia, permite que o parlamentar que destine até 30% para despesas de custeio, mas exige que se priorizem despesas que tragam um retorno mais duradouro para a coletividade.

Contratação direta

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, elogiou os senadores pelo entendimento que permitiu a aprovação do texto e afirmou que a mudança pode permitir economia de recursos para os municípios, já que elimina a cobrança de taxas de intermediação da Caixa Econômica Federal e permite a contratação direta para as obras.

— Um município pode fazer uma obra por execução direta. É possível no seu processo licitatório fazer uma obra com menor custo.

A aprovação foi comemorada por vários senadores, que destacaram a celeridade que os repasses devem ganhar. O senador Jayme Campos (DEM-MT) lembrou que os prefeitos enfrentam problemas com a demora para a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal, que em alguns casos chega a três anos.

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o texto é um avanço importante e que eliminar a intermediação para as transferências pode trazer muita agilidade ao processo. Para ele, a mudança não vai gerar dificuldades na fiscalização dos recursos.

Descentralização

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou ter convicção de que a PEC vai beneficiar a população com a liberação mais rápida de recursos públicos.

— As pessoas vivem nos municípios, criam as suas famílias dos municípios, se estabelecem nos municípios. É preciso dar condições a prefeitos e prefeitas do Brasil para que possam administrar. Virem aqui a Brasília, de pires na mão, a todo instante, enfrentando os mais difíceis e complexos sistemas burocráticos para se conseguir um objetivo é algo intolerável — disse.

Para o senador Wellington Fagundes (PR-MT), a descentralização traz vantagens para os municípios e para a população, que pode fiscalizar de perto a aplicação.

— Isso representa o recurso na veia dos municípios, diretamente, sem burocracia. Menos Brasília, mais Brasil e mais recurso onde a população está, com condições de fiscalizar e cobrar — afirmou.

 

Fonte: Agência Senado



CompartilharEnviar
Notícia Anterior

Senado aprova pacote anticrime, que vai para sanção presidencial

Próxima Notícia

Senado aprova fim da prisão disciplinar nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros

Elias Costa

Elias Costa

LEIA TAMBÉM 

Municípios

MPF ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, ex-secretários de educação de Massapê do Piauí

13/01/2021 - 16:34
Municípios

MPF instaura Notícia de Fato para apurar a desatualização do Portal da Transparência de Massapê do Piauí

12/01/2021 - 15:38
Municípios

Promotora de Justiça instaura Inquérito Civil para apurar irregularidades em máquinas do PAC do município de Francisco Macedo

09/01/2021 - 15:12
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Municípios

Promotora de Justiça instaura Inquérito Civil para apurar irregularidades em máquinas do PAC do município de Francisco Macedo

por Francisco Coutinho
09/01/2021 - 15:12

A Promotora de Justiça de Padre Marcos resolveu converter a Notícia de Fato 000173-292/2020 em Inquérito Civil para apurar  o...

Ler mais

As 9 mulheres de destaque na Bíblia

07/03/2020 - 15:51

MPF ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito, ex-secretários de educação de Massapê do Piauí

13/01/2021 - 16:34

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Ministério da Saúde montou e financiou força-tarefa para defender cloroquina em Manaus

16/01/2021 - 15:37

Hernanes, do São Paulo, testa positivo para o novo coronavírus

16/01/2021 - 15:33

Neymar revela que já pensou em pendurar de vez as chuteiras e deixar o futebol

16/01/2021 - 15:23

Governo federal foi alertado uma semana antes de colapso em Manaus

16/01/2021 - 15:20

Laboratório indiano só deve enviar vacinas ao Brasil em duas semanas, diz CEO

16/01/2021 - 15:15

Estado do Amazonas recebe oxigênio e espera normalizar hoje o abastecimento

16/01/2021 - 11:37

TV Gallo| Um ano de conquistas e histórias marcantes

16/01/2021 - 11:17

Psicóloga de Patos do Piauí é aprovada para doutorado em Portugal

16/01/2021 - 11:13
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Ministério da Saúde montou e financiou força-tarefa para defender cloroquina em Manaus
  • Hernanes, do São Paulo, testa positivo para o novo coronavírus
  • Neymar revela que já pensou em pendurar de vez as chuteiras e deixar o futebol

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital