A Polícia Federal divulga balanço da Operação Casmurros, realizada na quarta-feira (10/), em conjunto com a Controladoria Geral da União em Alagoas e Ministério Público Federal, nas cidades de Maceió, Arapiraca, Boca da Mata, Rio Largo e São Miguel dos Campos, em decorrência de investigação conduzida em inquérito policial instaurado com o objetivo de apurar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (FUNDEB), na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
- Mandados de Busca e Apreensão – 26 MBA CUMPRIDOS
- Mandados de Prisão Temporária – 15 MPT CUMPRIDOS
- Prisões Temporárias – 15 CUMPRIDAS
- Homens presos – 14 ( seis são servidores)
- Mulher presa – 1 (servidora)
- Indiciamentos realizados – 18
- DHs apreendidos – 15
- Extratos bancários apreendidos – dezenas
- Aparelhos celulares apreendidos – 22
- Pen-drives apreendidos – 24
- Tablet apreendido – 1
- Notebooks apreendidos – 19
- Agendas apreendidas (modelo tradicional) – várias
- Talonário de cheque apreendido – 1
- Cartão de memória apreendido – 4
- Mídias físicas (CD/DVD) – 20
- Computadores apreendidos – 3
Valores em espécie apreendidos (para depósito em conta judicial) 55.904,00
Documentos apreendidos (relatórios diversos, mapas de controle, contratos administrativos e aditivos, escrituras de imóveis) entre outros tipos de documentos – centenas.
Todos os presos foram conduzidos para audiência de custódia na Justiça Federal de Alagoas, no dia de ontem. Após a audiência de custódia, por determinação judicial, os presos foram reconduzidos para a Sede da Polícia Federal em Alagoas, onde permanecem à disposição daquele Juízo;
Os materiais apreendidos, em decorrência da referida operação policial, foram encaminhados ao Setor Técnico Científico da Polícia Federal em Alagoas para serem submetidos a exames correspondentes com o tipo de conteúdo a ser periciado;
Até o momento, foram espelhados 46 itens (HD/pen-drive), totalizando 21 TB (terabyte) de conteúdo digital, que sera submetido à perícia. Encontram-se pendentes outros materiais de informática para serem submetidos também a tratamento pericial. Após a análise técnica dos materiais apreendidos, estes poderão ser submetidos à perícia, caso as investigações julguem necessárias.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas.