Conforme informações colhidas no twitter oficial da CGU @CGUonline, e da Policia Federal @policiafederal as duas operações especiais: Feudo, na cidade de Monteiro, e Famintos, no município de Campina Grande. As investigações verificaram indícios de irregularidades em licitações na Prefeitura de Monteiro (PB), mediante a contratação de empresas de um mesmo grupo familiar. Os valores empenhados, no período de 2015 a 2018, ultrapassaram R$ 93 milhões.
A CGU, Policia Federal e MPF combatem fraudes na merenda escolar em municípios da Paraíba, estão sendo investigados os Crimes de lavagem de dinheiro; falsidade ideológica; sonegação fiscal; irregularidades em licitações e na execução de contratos; e desvio de verbas públicas.
Estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão e 67 mandados de busca e apreensão, em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, nas cidades paraibanas de João Pessoa, Campina Grande, Massaranduba, Lagoa Seca, Serra Redonda, Monteiro e Zabelê.
As operações contaram com a participação de 260 policiais federais e 16 auditores da CGU.
A primeira investigação – a Operação Famintos – visa desarticular esquema criminoso de fraudes em licitações e contratações na cidade de Campina Grande/PB, nos anos de 2013 até 2019, com pagamentos vinculados a verbas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Fonte: twitter CGU @CGUonline, e da Policia Federal @policiafederal.
Fonte: Agência PF.