Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Polícia

STF: 1ª Turma revoga liminar em HC que questionava prisão preventiva de Elias Maluco por tráfico

No voto que foi seguido pela maioria do colegiado, o ministro Alexandre de Moraes ressaltou que a prisão, questionada no HC, fundamenta-se na periculosidade, na gravidade do delito e no modo de agir de Elias Maluco.

Elias Costa por Elias Costa
16/10/2019 - 07:00
em Polícia
48
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Foto: Divulgação Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás.

PF incinera mais de 4 toneladas de drogas em Goiás

19/09/2023 - 16:22
Madeira sem documentação, originada do Pará, é apreendida em São Raimundo Nonato (PI)/Foto: Divulgação PRF.

Transporte ilegal de madeira com destino à Bahia é apreendida pela PRF no Piauí

19/09/2023 - 16:18

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou incabível (não conheceu) o pedido apresentado pela defesa de Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco, de revogação de sua prisão, feito no Habeas Corpus (HC) 172969. Na sessão desta terça-feira (15), a maioria do colegiado acompanhou o voto do ministro Alexandre de Moraes no sentido da revogação de medida liminar deferida em agosto pelo relator, ministro Marco Aurélio, que concedia liberdade a Elias caso ele não estivesse preso por outro crime.

Elias Maluco está preso na Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), entre outros fatos, pela condenação a mais de 28 anos de reclusão pela morte do jornalista Tim Lopes. No processo que motivou o HC julgado hoje, ele é acusado do crime de associação para o tráfico e teve a prisão preventiva determinada pelo Juízo da Segunda Vara Criminal de São Gonçalo (RJ) em julho de 2017. A medida foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os advogados alegavam constrangimento ilegal por excesso de prazo para o término da instrução criminal, uma vez que, nesse processo, Elias está preso há mais de dois anos sem que tenha sido condenado. Segundo a defesa, a execução antecipada da pena viola o princípio da não culpabilidade.

Supressão de instância

No voto condutor do julgamento, o ministro Alexandre de Moraes assinalou que o caso não apresenta excepcionalidade ou ilegalidade que justifique a concessão da ordem. Ele explicou que o exame do caso ainda não foi esgotado no âmbito do STJ, pois há a possibilidade de recurso, e que o esgotamento da instância anterior é um dos pressupostos para justificar a atuação do STF. Segundo o ministro, a Primeira Turma somente vem autorizando o exame de HC nessas circunstâncias em casos excepcionais.

Periculosidade

Ao afastar a argumentação da defesa, o ministro Alexandre ressaltou que Elias é uma das maiores lideranças do Comando Vermelho, organização criminosa de estrutura complexa, hierarquizada, com detalhada divisão de tarefas e numerosas ramificações destinadas ao tráfico de drogas e a outros crimes graves em grande parte do Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro, e em São Gonçalo. A prisão, portanto, fundamenta-se na sua periculosidade, na gravidade do delito e no seu modo de agir.

Em relação ao excesso de prazo, o ministro observou que a demora para julgar o processo criminal não é resultado da inércia do Poder Judiciário, mas da complexidade do caso e do grande número de réus envolvidos (24 ao todo). “Essas circunstâncias, indiscutivelmente, tornam razoável a ampliação do prazo para o término da persecução criminal”, concluiu.

Seu voto foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. O ministro Marco Aurélio ficou vencido ao votar pelo reconhecimento do excesso de prazo. Para ele, enquanto não houver condenação, a prisão tem natureza provisória.

 

Fonte: STF.



Compartilhar3Enviar
Notícia Anterior

Sergipe é segundo estado em situação de emergência por mancha de óleo

Próxima Notícia

STJ: Mantida prisão de estudante investigado por invasão do Telegram em celulares de autoridades

Elias Costa

Elias Costa

LEIA TAMBÉM 

Foto: Divulgação Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás.
Polícia

PF incinera mais de 4 toneladas de drogas em Goiás

19/09/2023 - 16:22
Madeira sem documentação, originada do Pará, é apreendida em São Raimundo Nonato (PI)/Foto: Divulgação PRF.
Polícia

Transporte ilegal de madeira com destino à Bahia é apreendida pela PRF no Piauí

19/09/2023 - 16:18
Foto: Divulgação PRF.
Polícia

Justiça determina monitoramento eletrônico e recolhimento domiciliar de agentes da PRF envolvidos em episódio que resultou na morte de criança no RJ

19/09/2023 - 11:13
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Regional

Ônibus escolar com vários estudantes a bordo tomba no Piauí; um óbito é confirmado

por Francisco Coutinho
14/09/2023 - 15:02

Nesta quinta-feira (14/09), ocorreu um acidente envolvendo um ônibus escolar que transportava alunos de uma escola localizada na zona rural...

Ler mais

MPF determina controle em abastecimentos de combustíveis pela Prefeitura de Massapê, após compras sem justificativa

14/09/2023 - 15:20

MP denuncia o ex-prefeito de Massapê do Piauí por homicídio culposo no trânsito

12/09/2023 - 12:56

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Foto: Reprodução Twitter Oficial President Biden/@POTUS

“Só a Rússia tem responsabilidade por esta guerra”, diz Joe Biden nas Nações Unidas

19/09/2023 - 16:51
Discurso de Volodymyr Zelensky na Assembleia Geral da ONU/Foto: Gabinete do Presidente Ucrânia/Reprodução Ukrinform.

“Não se pode confiar no mal, basta perguntar a Prigozhin”, diz Zelensky nas Nações Unidas

19/09/2023 - 16:42
Nova York, EUA, 19.09.2023 - Presidente Lula discursa na abertura do Debate Geral da 78º Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Foto: Ricardo Stuckert/PR/Reprodução Agência Brasil.

Lula: mudança climática e desigualdade são principais desafios globais

19/09/2023 - 16:34
Foto: Reprodução bancoImagemSco_AP_488458.

STF anula suspeição de juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba

19/09/2023 - 16:28
Foto: Divulgação Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás.

PF incinera mais de 4 toneladas de drogas em Goiás

19/09/2023 - 16:22
Madeira sem documentação, originada do Pará, é apreendida em São Raimundo Nonato (PI)/Foto: Divulgação PRF.

Transporte ilegal de madeira com destino à Bahia é apreendida pela PRF no Piauí

19/09/2023 - 16:18
Foto: Divulgação PGFN.

PGFN prevê recuperar R$ 46 bi em débitos inscritos na Dívida Ativa, em 2024

19/09/2023 - 16:14
Lira: "Deve haver resolução conjunta do Congresso Nacional que priorize o bicameralismo"/Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados/Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Em Nova York, Lira destaca compromisso da Câmara com a sustentabilidade

19/09/2023 - 11:32
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • “Só a Rússia tem responsabilidade por esta guerra”, diz Joe Biden nas Nações Unidas
  • “Não se pode confiar no mal, basta perguntar a Prigozhin”, diz Zelensky nas Nações Unidas
  • Lula: mudança climática e desigualdade são principais desafios globais

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital