O Deputado Federal Aécio Neves, PSDB, vira réu por corrupção em caso da doação de Joesley Batista. O deputado federal Aécio Neves virou réu na Justiça de São Paulo por corrupção e obstrução de justiça no caso em que é acusado de receber propina de R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, em 2017. O parlamentar foi denunciado pela primeira vez pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas somente nesta sexta-feira (5) o caso foi acatado.
Aécio Neves virá réu por ter solicitado e recebido R$ 2 milhões do empresário durante uma reunião no Hotel Unique, na capital paulista. Essa denúncia da PGR foi recebida pelo Supremo Tribunal Federal em 2017.
O inquérito que a defesa de Aécio pleiteou transferir para a Justiça Eleitoral de Brasília trata de oito episódios envolvendo pagamentos determinados por Joesley a Aécio antes e após a eleição de 2014 na qual o político foi derrotado por Dilma Roussef. Segundo o empresário, as doações foram para a campanha. Contudo, para o MPF, o uso da expressão doação de campanha não é correto e cita episódios em que os recursos foram aplicados sem relação com despesas do pleito de 2014.
Para o MPF não há prova de que crimes eleitorais tenham sido cometidos no caso, mas sim corrupção e lavagem de dinheiro e que, ainda que venham a ser provados crimes eleitorais na investigação, estes não possuem conexão com os fatos investigados. Aécio Neves nega.
Fonte: Último Segundo – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2019-07-05/aecio-neves-vira-reu-por-corrupcao-em-caso-da-doacao-de-joesley-batista.html