A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) deve retomar nos próximos dias o julgamento da prestação de contas de gestão referente ao exercício de 2018, governo do ex-prefeito do município de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino, alvo da Operação Perpetuatio, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPPI) em face de supostos desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro.
A área técnica da Corte de Contas havia detectado supostas irregularidades na contratação de transporte escolar, locação de veículos, contratação de serviços de limpeza pública, serviços de informática, além de indícios de contratação de empresas irregulares, contratação de consultoria e assessoria contábil e consultoria jurídica por inexigibilidade de licitação sem amparo legal.
Até agora a votação está empatada em 1 a 1. O conselheiro Abelardo Pio Vila Nova e Silva, relator do caso, votou pela aprovação com ressalvas, com aplicação de multa de 1500 UFR-PI ao responsável. O conselheiro substituto Alisson Araújo abriu divergência, votando pela irregularidade das contas, acatando a multa proferida pelo relator.
A conselheira Waltânia Alvarenga, presidente da Segunda Câmara, havia pedido vistas, mas já liberou o processo para pauta de votação.
Fonte: Portal 180Graus