Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Religião

MPF pede que Ministério Público de São Paulo apure conduta do pastor Valdemiro Santiago

Notícia-crime aponta o líder religioso da Igreja Mundial do Poder de Deus como possível praticante de estelionato mediante uso de elementos religiosos

Elias Costa por Elias Costa
09/05/2020 - 09:05
em Religião
144
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

5 histórias de amor que você pode ler na Bíblia

10/01/2021 - 16:13

Papa Francisco diz que mundo precisa de vacina para o coração em 2021

01/01/2021 - 10:24

Ministério Público Federal (MPF) – por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, no Recife (PE) – enviou notícia-crime ao Ministério Público do estado de São Paulo (MP/SP) pedindo que apure possível prática de estelionato por parte de Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD). Em vídeo divulgado em diversas páginas da internet, o pastor aparece anunciando sementes de feijão com supostos poderes de curar a covid-19.

Valdemiro Santiago não fala explicitamente em pagamento, pois emprega a palavra-código “propósito” (as vítimas não fariam pagamentos, mas “propósitos”). Porém, apesar do disfarce linguístico, o intuito está claro: os fiéis devem pagar valores predeterminados para obter feijões mágicos que poderão curá-los da covid-19, mesmo em casos graves. Não basta ter fé nem ser seguidor do líder religioso, pois não há a possibilidade de fiéis sem condições econômicas receberem o produto. As sementes só serão entregues àqueles que exibirem comprovante de pagamento.

Para o MPF, está claro o uso de influência religiosa e da mística da religião para obter vantagem pessoal (ou em benefício da IMPD), induzindo vítimas em erro, pois não há evidência conhecida de cura da Covid-19 por meio de alguma divindade nem por ingestão ou plantação de feijões mágicos. Segundo a comunicação, o pastor praticamente debocha da boa-fé de seus seguidores, informando que as sementes germinarão e na planta estará escrito “Sê tu uma bênção” – que é o slogan místico-publicitário da organização religiosa.

O procurador regional da República Wellington Cabral Saraiva, autor da notícia-crime, destaca que nas denominações cristãs – tradição em que se insere a IMPD –, o mercantilismo religioso sempre foi prática reprovável. “Negociar favores espirituais parece incompatível com a afiliação religiosa com a qual o noticiado Valdemiro Santiago aparentemente se identifica”, diz o procurador.

O MPF esclarece que não se pretende interferir na liberdade religiosa (assegurada pela Constituição da República) nem criminalizar a contribuição econômica de fiéis para a igreja, pois elas têm despesas que precisam ser custeadas. Porém, não se pode, a título de liberdade religiosa, permitir que indivíduos inescrupulosos ludibriem pessoas vulneráveis e firam a fé pública. “Não se trata de coibir as pessoas em geral de professar a fé que desejarem e de cultuar as divindades de sua preferência, na forma de sua escolha. Trata-se de impedir que determinados indivíduos se valham desse conjunto de crenças para obter vantagem econômica ilegítima, valendo-se da crendice alheia, mediante sofisticados esquemas publicitários, psicológicos e tecnológicos”, diz a notícia-crime.

Wellington Saraiva ressalta que o pastor se tornaria personalidade mundial se realmente pudesse ou soubesse como prevenir ou curar casos da infecção pelo novo coronavírus. “Se ele não fosse líder religioso interessado apenas em obter dinheiro de vítimas incautas, ofereceria essa solução não apenas àqueles que pudessem lhe pagar, mas a toda a humanidade. Nisso estaria passo importante da religação entre o homem e suas divindades, que caracteriza as religiões”, declarou.

MPSP – A notícia-crime foi enviada ao Ministério Público estadual porque o crime a ser investigado é de competência da Justiça Estadual, e o MPF atua perante a Justiça Federal. A apuração deverá ser feita pelo MPSP, pelo fato de a sede da IMPD situar-se em São Paulo.

Íntegra da notícia-crime

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Procuradoria Regional da República da 5.ª Região.



CompartilharEnviar
Notícia Anterior

Supremo recebe da AGU registro audiovisual de reunião ministerial

Próxima Notícia

Secretário de Trânsito de Picos testa positivo para Covid-19

Elias Costa

Elias Costa

LEIA TAMBÉM 

Religião

5 histórias de amor que você pode ler na Bíblia

10/01/2021 - 16:13
Religião

Papa Francisco diz que mundo precisa de vacina para o coração em 2021

01/01/2021 - 10:24
Religião

Anjos – quem são eles e quais os mais importantes citados pela Bíblia?

31/12/2020 - 18:58
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

????????????????????????????????????
Municípios

MP-PI investiga contrato da Prefeitura de Picos de 2,5 milhões com Supermercado São Lucas

por Francisco Coutinho
20/01/2021 - 11:48

O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de Picos, instaurou procedimento administrativo para investigar o contrato com...

Ler mais

Película colocada sobre o telhado promete substituir ar-condicionado com zero consumo de energia

16/01/2021 - 18:00

As 9 mulheres de destaque na Bíblia

07/03/2020 - 15:51

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Mãe de Alexandre Pires vira as quatro cadeiras do ‘The Voice +’

24/01/2021 - 18:57

Gabriel Medina e Yasmin Brunet celebram união em casamento havaiano, diz colunista

24/01/2021 - 18:55

Avião cai e mata quatro jogadores e presidente do Palmas

24/01/2021 - 18:50

BRASILEIRÃO: CEARÁ DERROTA O PALMEIRAS E SE APROXIMA DO G-6

24/01/2021 - 18:33

ATHLETICO-PR BATE O FLAMENGO EM JOGO DA 32ª RODADA DO BRASILEIRÃO

24/01/2021 - 18:30

COM GOLS NO FIM, INTER VENCE CLÁSSICO COM O GRÊMIO PELO BRASILEIRÃO

24/01/2021 - 18:27

Alemanha vai usar novo remédio contra covid-19, utilizado em tratamento de Donald Trump

24/01/2021 - 17:58

Com hospitais lotados, Rondônia transfere pacientes para outros estados

24/01/2021 - 17:44
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Mãe de Alexandre Pires vira as quatro cadeiras do ‘The Voice +’
  • Gabriel Medina e Yasmin Brunet celebram união em casamento havaiano, diz colunista
  • Avião cai e mata quatro jogadores e presidente do Palmas

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital