Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Social

Dia Mundial da Saúde destaca os desafios da área

Entre tantas dificuldades causadas pela pandemia, campanha da OMS visa “construir um mundo mais justo e saudável”

Elias Costa por Elias Costa
07/04/2021 - 08:13
em Social
0
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cadastro do auxílio emergencial do Piauí é liberado; veja quem pode participar

06/04/2021 - 11:43

Nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga hoje

06/04/2021 - 07:48

O mês de abril engloba muitas campanhas importantes para a área da saúde: o Dia Mundial da Atividade Física (6/04), o Dia Mundial da Saúde (7/04) e o Dia Mundial da Luta contra o Câncer (8/04).

Datas diferentes, mas que têm o mesmo propósito: prevenção de doenças e promoção da saúde. Uma das doenças mais temidas é o câncer, segunda principal causa de morte no mundo e, em breve, deve se tornar a primeira. Por isso, essas datas servem de reflexão sobre hábitos saudáveis de vida, que possam minimizar o risco de desenvolver câncer e outras doenças importantes.

Cerca de 9 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do câncer, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são mais de 220 mil mortes por essa doença segundo o DataSUS.

“Cerca de 30% dos cânceres mais incidentes podem ser evitados com hábitos saudáveis de vida: exercícios físicos rotineiros, alimentação saudável, restrição do álcool, não fumar ou parar de fumar, manter peso adequado e fazer a vacinação contra HPV e Hepatite B. Esses hábitos podem reduzir cerca de 150 mil casos a cada ano”, enfatiza o oncologista do Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Dr. Alex Seidel.

A alimentação e a falta de atividade física configuram o segundo mais importante fator de risco para o câncer, atrás apenas do tabagismo, segundo a Sociedade Americana de Câncer (American Cancer Society – ACS), que publica diretrizes de dieta e atividade física para tentar mudar o cenário do câncer, especialmente nos Estados Unidos, no qual estima-se que 18% dos casos desta doença sejam causados por estes fatores.

Entre os principais cânceres associados ao excesso de peso e sedentarismo estão o de endométrio, mama, pâncreas, colon, próstata, estômago, ovário e rim.

“Estima-se que 100 mil casos por ano e 45 mil mortes no Brasil sejam em decorrência da má alimentação e do sedentarismo”, comenta o também oncologista do CTCAN, Dr. Alvaro Machado, membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Alimente-se de forma saudável

Uma alimentação saudável é rica em frutas, verduras, legumes e grãos, de preferência in natura. Evitar a gordura animal e reduzir a carne vermelha estão entre as recomendações. Também é preciso evitar alimentos industrializados, multiprocessados, como salsichas, presuntos, defumados, conservados em sal, biscoitos e alimentos adoçados artificialmente. Álcool e tabaco devem ser evitados.

“Adoçados, industrializados e multiprocessados são alimentos inflamatórios, que estimulam e promovem o câncer”, observa Machado.

Movimente-se

Pesquisas também apontam que a quantidade de tempo gasto sentado aumentou significativamente nas últimas décadas. “As telas viraram um problema para a saúde. Tudo ficou ao alcance da mão, sem sair do lugar. Precisamos criar uma cultura de atividade física regular e alimentação saudável para contrabalancear esta facilidade que tende a aumentar o sedentarismo”, destaca o oncologista.

Atividades aeróbicas como caminhada acelerada, corrida, bicicleta, dança, lutas e outras estão entre as inúmeras opções. “A Sociedade Americana de Câncer recomenda cinco horas por semana para adultos e uma hora diária para crianças e adolescentes”, ressalta Machado.

Prevenção e diagnóstico precoce são essenciais

Um dos principais desafios da área da oncologia e também de outras áreas da saúde é o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura do paciente.

“As pessoas devem fazer os exames de rotina, mesmo quando não apresentam nenhum sintoma, como o exame ginecológico com Papanicolau, mamografia, pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia, exame de toque da próstata e dosagem do PSA no sangue. Além disso, adotar um estilo de vida saudável é a principal maneira de se prevenir contra o câncer”, comenta o oncologista Alex Seidel.

Covid-19

Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis e vão trabalhar com medo de levar a COVID-19 para casa; aos alunos, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, com pouco contato com professores e colegas e preocupados com o futuro; aos trabalhadores, cujos meios de subsistência estão ameaçados; ao grande número de pessoas presas na pobreza ou em ambientes humanitários frágeis com muito pouca proteção contra a COVID-19; e para pessoas com condições de saúde mental, muitas das quais estão ainda mais isoladas socialmente do que antes. Sem falar em como lidar a dor de perder um ente querido, às vezes sem poder se despedir.

As consequências econômicas da pandemia já estão sendo sentidas em todos os lugares, à medida que as empresas demitem funcionários na tentativa de salvar os negócios ou são forçadas a fechar totalmente.

Uma data que, este ano, provoca uma importante reflexão sobre o momento de pandemia em que o planeta se encontra. “Construindo um mundo mais justo e saudável” é o tema da campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar sobre o impacto das nossas ações no mundo e falar sobre a responsabilidade que temos uns com os outros.

É também uma data para reconhecer o profissional de saúde e sua incansável luta no enfrentamento da pandemia. Um dia para enaltecer aquele que muitas vezes abdica da vida pessoal e da própria família em nome do paciente. Há mais de um ano estamos sendo postos à prova, nesta pandemia, de muitas formas, em todos os âmbitos sociais, sem distinções. E a empatia, agora, é um dos maiores aprendizados que estamos tendo.

No Brasil, os desafios para conter a pandemia são muitos. De acordo com a OMS, já são mais de 330 mil mortes, uma tragédia sem data para acabar. Situação que está gerando inúmeros debates, e mesmo em meio ao caos, podemos observar a abertura de uma grande oportunidade para discussão de questões como a discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero ou sexo. Enfim, toda a desigualdade existente em nosso planeta.

Está claro que meios sociais e instituições sem políticas de inclusão e sem a participação de todos os segmentos, não terão perenidade. A inclusão precisa ser uma realidade, principalmente agora, diante da necessidade de tratamento e vacinação contra o coronavírus para todos.

Com a evolução tecnológica e os avanços da ciência, o uso da telemedicina e a descoberta rápida das vacinas renovaram um pouco da nossa esperança, até que todos sejam imunizados. Enquanto isso, nosso papel como cidadãos é cuidar de si mesmo, estender o cuidado aos demais, e contribuir para um mundo mais justo. E o papel dos líderes mundiais, trabalhar para garantir melhores condições de vida e saúde para todos.

É uma tarefa coletiva, a partir de agora, criar novos mecanismos sociais com posturas mais empáticas e práticas mais inclusivas, mais flexíveis e mais participativas, enfim, melhores para o nosso mundo.

A pandemia trouxe muitas oportunidades para mudanças. Peço a todos que reflitam, neste Dia Mundial da Saúde, sobre como podemos ajudar, para que muito em breve este cenário de pandemia seja apenas uma lembrança do passado.

 

Fonte: Diário da Manhã/Opas/OMS/Economiasc.

 

 



CompartilharEnviar
Notícia Anterior

STF arquiva investigação contra ex-parlamentares, Vital do Rego Filho e Marco Maia, por ausência de indícios de autoria

Elias Costa

Elias Costa

LEIA TAMBÉM 

Social

Cadastro do auxílio emergencial do Piauí é liberado; veja quem pode participar

06/04/2021 - 11:43
Social

Nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga hoje

06/04/2021 - 07:48
Social

Brasil registra 1ª queda de mortes às 2ªs após 6 semanas

06/04/2021 - 07:22
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Religião

As 9 mulheres de destaque na Bíblia

por Elias Costa
07/03/2020 - 15:51

A Bíblia tem vários exemplos de mulheres tementes a Deus, que fizeram a diferença no seu tempo. Essas mulheres se...

Ler mais

Proprietário comunica o fechamento definitivo da Arena Jaicós

05/04/2021 - 09:12

Vereadora Carla Macêdo (PP) viabiliza implantação de rede elétrica na zona rural do município de Padre Marcos

31/03/2021 - 07:30

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Dia Mundial da Saúde destaca os desafios da área

07/04/2021 - 08:13

STF arquiva investigação contra ex-parlamentares, Vital do Rego Filho e Marco Maia, por ausência de indícios de autoria

07/04/2021 - 07:55

STF: Mantida prisão de desembargadora do TJ-BA por suposto envolvimento em esquema de venda de decisões judiciais

07/04/2021 - 07:53

Projeto que permite entrega da declaração do IR até 31 de julho volta à Câmara

07/04/2021 - 07:51

Câmara aprova texto-base de projeto sobre compra de vacinas pelo setor privado

07/04/2021 - 07:49

Coronavírus: Os dois lados do julgamento no STF sobre cultos na pandemia

07/04/2021 - 07:47

Quem é Paulo Maiurino é o novo diretor-geral da Polícia Federal, que exerceu cargo políticos em governos petistas e tucanos

07/04/2021 - 07:41

Ex-prefeito Firmino Filho morre após queda de prédio na Zona Leste de Teresina

06/04/2021 - 17:11
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Dia Mundial da Saúde destaca os desafios da área
  • STF arquiva investigação contra ex-parlamentares, Vital do Rego Filho e Marco Maia, por ausência de indícios de autoria
  • STF: Mantida prisão de desembargadora do TJ-BA por suposto envolvimento em esquema de venda de decisões judiciais

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital