Acontecerá no Senado Federal uma sessão plenária especial que será realizada na próxima segunda-feira (12/08), às 16h, em homenagem ao general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que atuou como Comandante do Exército Brasileiro entre 2015 e janeiro de 2019.
O autor do requerimento para a realização do evento é o senador Chico Rodrigues, DEM-RR.
O general, que hoje atua como assessor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Planalto, ingressou no Exército em 1967, exerceu diversas funções importantes ao longo de seus 50 anos de carreira militar e foi agraciado com 14 condecorações nacionais.
Segundo Chico Rodrigues, é necessário homenagear o general, o qual descreve como último herói vivo brasileiro.
“É por seu belíssimo trabalho e contribuição de uma vida à nação e às famílias brasileiras e por considerar que deve-se ao general Eduardo Villas Bôas, na qualidade de comandante do Exército de nossa nação, a preservação da democracia brasileira, que apresento este requerimento de realização de uma sessão especial solene a fim de fazer uma homenagem em vida ao nosso querido general Eduardo Villas Bôas”, explicou o senador.
No mês de maio desse ano, o Senado Federal já havia enviada votos de solidariedade ao general Villas Bôas, após o ex-comandante do Exército ter sido atacado por Olavo de Carvalho nas redes sociais. O escritor fez referências negativas às condições de saúde do militar, que sofre com a doença degenerativa Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Na época, diversos senadores se manifestaram defendendo Villas Bôas, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reuniu-se com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o general Augusto Heleno, para prestar solidariedade.
Acredito que nós precisamos de pessoas de bem que ajudam o Brasil aqui no Estado nacional, na nossa Federação, como é o caso do General Villas Bôas, que está aqui trabalhando com toda a dificuldade, está lá no Palácio do Planalto ajudando o ministro general Heleno a construir a nossa grande nação — declarou.
GENERAL DO EXERCITO EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS
Segundo seu currículo apresentado no portal do Ministério da Defesa:
“É natural de Cruz Alta (RS), onde nasceu em 7 de novembro de 1951. Ingressou nas fileiras do Exército em 1° de março de 1967, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).
Ao ser escolhido Comandante do Exército Brasileiro, exercia a função de Comandante de Operações Terrestres.
É possuidor dos seguintes cursos: Infantaria, da Academia Militar das Agulhas Negras; Aperfeiçoamento de Oficiais, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Operações na Selva, do Centro de Instrução de Guerra na Selva; Comando e Estado-Maior, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; e de Altos Estudos de Política e Estratégia, da Escola Superior de Guerra.
Principais funções exercidas:
– Instrutor e Comandante do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras;
– Chefe da Assessoria de Atividades Especiais do Comando de Operações Terrestres;
– Comandante do 1° Batalhão de Infantaria de Selva;
– Chefe da Assessoria Parlamentar do Exército;
– Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia;
– Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais;
– Subchefe de Planejamento Estratégico do Estado-Maior do Exército;
– Chefe da Assessoria Especial de Gestão e Projetos do Estado-Maior do Exército;
– Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército;
– Comandante Militar da Amazônia; e
– Em comissão no exterior, exerceu a função de Adjunto do Adido junto à Embaixada do Brasil na República Popular da China.
Foi promovido a General de Exército em 31 de julho de 2011 e agraciado com 14 condecorações nacionais, dentre as quais se destacam: a Ordem do Mérito Militar, a Ordem do Mérito Naval, a Ordem do Mérito Aeronáutico e a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina.”
Fonte: Com informações Agência Senado/Ministério da Defesa/Exercito Brasileiro.