Trocar experiências e debater avanços e aprimoramentos na proteção social. Com esses objetivos, o secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania, Tiago Falcão, reuniu-se com cerca de 80 gestores de 22 estados brasileiros no Encontro dos Coordenadores Estaduais do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, realizado no Piauí.
Junto aos coordenadores do programa de transferência de renda e do CadÚnico, também participaram representantes das áreas de educação, saúde e assistência social. Para o secretário Tiago Falcão, o encontro tece saldo positivo. “Foi um momento de fazer um debate nacional sobre as perspectivas, sobre como o programa está sendo executado, em uma lógica intersetorial que envolve uma visão de saúde, da educação, da assistência e dos próprios gestores do Bolsa Família, em conjunto. Muito rico o encontro, excelente”, avaliou.
Além de debater com os gestores, Falcão apresentou no encontro aprimoramentos nos sites do Bolsa Família e Cadastro Único, uma demanda antiga dos gestores locais. “Agora os estados podem ver o número de famílias beneficiárias, de benefícios que são do seu próprio estado, o valor médio do benefício, a atuação do Cadastro Único em termos de famílias cadastradas e o acompanhamento das condicionalidades, tem uma visão geral do estado em relação ao Programa Bolsa Família e ao Cadastro Único”, explicou.
A funcionalidade foi desenvolvida em conjunto com o Departamento de Gestão da Informação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério da Cidadania e já está disponível em www.mds.gov.br/bolsafamilia.
Falcão também aproveitou a oportunidade para reforçar aos participantes sobre o programa de transferência de renda. “Não haverá alteração no programa este ano. Possíveis mudanças de aperfeiçoamento serão debatidas e discutidas de maneira aberta e clara com a sociedade”, informou. O Encontro dos Coordenadores Estaduais do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família foi realizado nesta semana, entre terça e quinta-feira.
Fonte: Ministério da Cidadania.