Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
  •  
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Polícia
  • Regional
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário GM
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Tecnologia

Facebook derruba rede de páginas e contas falsas ligadas a Bolsonaro

Rede social diz que perfis falsos ferem seus termos de uso e eram usados para propagação de boatos e atacar opositores do presidente

Francisco Coutinho por Francisco Coutinho
08/07/2020 - 18:46
em Tecnologia
112
visualizações
CompartilharCompartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com o aumento do uso da internet por adolescentes o compartilhamento de fotos íntimas  se tornou um perigo para muitos jovens que não medem os riscos dessa exposição

Pesquisa mostra que 95% das crianças e adolescentes acessam internet

25/10/2023 - 11:32

Ministério das Comunicações irá entregar 400 mil chips com internet para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

07/10/2023 - 09:49

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) que desarticulou uma rede de 73 contas, 14 páginas e um grupo nas redes sociais sob a acusação de estarem ligados a contas falsas. A companhia aponta que essas contas estariam ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e seu ex-partido, o PSL, e eram usadas para propagação de memes e conteúdo político e para atacar opositores.

A rede social não diz que as contas eram usadas para divulgação de boatos, ou “fake news”. A motivação para desmontar a rede seria a identidade inverídica, a publicação de spam e o uso de mecanismos para aumentar artificialmente o alcance das publicações. Todas as práticas ferem os termos de uso das plataformas do Facebook.

Foram derrubadas 35 perfis no Facebook e mais 38 contas no Instagram. As duas redes sociais proporcionavam grande alcance às publicações, que alcançavam 1,8 milhão de seguidores, sendo 917 mil deles no Instagram e 883 mil no Facebook.

Nas palavras do Facebook:

“Esta rede consistia em vários núcleos de atividade conectada que utilizava uma combinação de contas falsas e duplicadas (algumas das quais foram detectadas e desabilitadas pelos nossos sistemas automatizados) para driblar a aplicação das regras, criar personalidades fictícias posando como repórteres, postar conteúdo e gerenciar páginas disfarçadas de empresas jornalísticas. Eles postavam sobre notícias locais e eventos incluindo política e eleições, memes políticos, críticas à oposição política, organizações de mídia e jornalistas e, mais recentemente, postaram sobre a pandemia do coronavírus. Parte do conteúdo postado pela rede já havia sido derrubado por violações dos Padrões da Comunidade, incluindo discurso de ódio.

Nós encontramos esta atividade como parte de nossa investigação sobre suspeitas de comportamento inautêntico coordenado no Brasil reportadas pela imprensa e referenciada em recentes depoimentos no Congresso no Brasil. Apesar de as pessoas por trás desta atividade tentarem esconder suas identidades e coordenação, nossa investigação encontrou ligações de indivíduos associados ao PSL e alguns dos funcionários nos gabinetes de Anderson Moraes, Alana Passos, Eduardo Bolsonaro, Flavio Bolsonaro e Jair Bolsonaro.”

O DFRLab, organização de pesquisa forense digital, teve acesso antecipado à investigação como resultado de uma parceria mantida com o Facebook para monitoramento de interferência eleitoral. Os pesquisadores disseram não ter conseguido confirmar os vínculos dos filhos do presidente mencionados pelo Facebook, mas encontrou relação com Carlos Bolsonaro, com o envolvimento de um dos membros de seu gabinete. Também foi relatada ligação com o deputado estadual de São Paulo Coronel Paulo Nishikawa.

Com informações do Portal Olhar Digital.



CompartilharEnviar
Notícia Anterior

Auxílio emergencial elevou padrão de vida em 23 milhões de domicílios

Próxima Notícia

Governador divulga calendário detalhado de reabertura até setembro; confira datas

Francisco Coutinho

Francisco Coutinho

LEIA TAMBÉM 

Com o aumento do uso da internet por adolescentes o compartilhamento de fotos íntimas  se tornou um perigo para muitos jovens que não medem os riscos dessa exposição
Tecnologia

Pesquisa mostra que 95% das crianças e adolescentes acessam internet

25/10/2023 - 11:32
Tecnologia

Ministério das Comunicações irá entregar 400 mil chips com internet para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias

07/10/2023 - 09:49
Tecnologia

Novo supercomputador de R$ 200 milhões vai aprimorar previsão climática do Inpe

30/09/2023 - 08:36
Leave Comment

EDITORIAIS

MAIS LIDAS DA SEMANA

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Regional

Saiba quanto Massapê do Piauí vai receber para recompor perdas no FPM

por Francisco Coutinho
25/10/2023 - 12:22

A APPM - Associação Piauiense de Municípios divulgou os valores que deverão ser repassados as Prefeituras para recomposição do FPM,...

Ler mais
Encontro de Turma - 1987. Em pé da esquerda para a direita: Diniz, Maliski, Veloso, Moabe, Reis, Hélio, Milani, Jarbas, Porto, Falçoni, Nazur e Dias. Agachados: Pedreira, Marlon, Albuquerque, Evandro, Luiz , Hoffman, Vargas e Marco Aurélio/Foto: Capitão Veloso.

Capitão Jaicoense participa de encontro dos veteranos da turma de 1987 da ESA

22/09/2022 - 07:27

Casal tem a residência invadida por dois pistoleiros e é executado, junto de Pitbull, em Picos

28/10/2023 - 10:19

FACEBOOK DIÁRIO GM

Facebook

RECENTES

Projeto de lei prevê descontos de até 95% em juros e multas de IPVA, ICMS e outros impostos

30/10/2023 - 11:55

Grande região de Picos registra final de semana violento com quatro mortes em 72 horas

30/10/2023 - 10:14

Campeonato Municipal de Belém do Piauí é oficialmente aberto; Atual campeão, Villa Real estreia com goleada

30/10/2023 - 10:12

Polícia Militar prende homem com revólver em Francisco Macedo

30/10/2023 - 10:07
Foto: Reprodução CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) / X (twitter.com).

Contagem regressiva para a grande Final da Libertadores 2023 entre Boca Juniors e Fluminense

30/10/2023 - 07:40
Plenário do Senado/Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Fonte: Agência Senado.

Confira os principais pontos das alterações na Reforma Tributária em debate no Senado

30/10/2023 - 07:17
Foto: Reprodução TSE.

TSE retoma nesta terça (31) análise de ações sobre abuso de poder no Bicentenário da Independência

30/10/2023 - 07:13
Foto: Banco de Imagens STJ.

STJ decide que para evitar fraudes, banco tem o dever de identificar e impedir transações que destoam do perfil do cliente

30/10/2023 - 07:11
Diário GM

O Diário Gazeta de Massapé, oficialmente DIÁRIO GM, é um grupo de mídia que nasce da interação e cooperação multiprofissional para o compartilhamento de informações, idéias e notícias de relevante interesse público, social, profissional, político, econômico e cultural, direto ao ponto de forma autêntica e inovadora.

NOTÍCIAS RECENTES

  • Projeto de lei prevê descontos de até 95% em juros e multas de IPVA, ICMS e outros impostos
  • Grande região de Picos registra final de semana violento com quatro mortes em 72 horas
  • Campeonato Municipal de Belém do Piauí é oficialmente aberto; Atual campeão, Villa Real estreia com goleada

EDITORIAIS

  • Concursos
  • Cotidiano
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Internacional
  • Municípios
  • Música
  • Polícia
  • Política
  • Profissional
  • Regional
  • Religião
  • Social
  • Tecnologia
  • Sobre
  • Anuncie Conosco
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Municípios
  • Esporte
  • Concursos
  • Cotidiano
  • Entretenimento
  • Polícia
  • Cultura
  • Política
  • Internacional

© 2019 Diário GM - Criação web Tchê Digital