Permanecer um dia inteiro desconectado de celulares, videogames, computadores e demais equipamentos que se conectam a internet este é o Desafio Detox Digital Brasil.
Ângela Gandra, Secretária Nacional da Família, falou sobre o Programa Reconecte e sobre o Desafio Detox Digital Brasil que vai ser lançado nesse domingo (8) .
O nome do programa é Reconect foi pensado já na transição do governo, no ano passado, quando estavam sendo delineados os desafios para a família brasileira. Na ocasião foi identificado o impacto positivo das tecnologias que trazem muitas informações, mas há também o impacto negativo , como a falta de diálogo, menos amizade entre pais e filhos, menos acompanhamento do conteúdo acessado, entre outros. Mas o principal foco é restabelecer o olhar real, promovendo uma reconexão dos seres humanos, começando pela família. Com essa medida Ângela Gandra acredita que é possível restabelecer o diálogo e o contato entre as pessoas.
O dia sem tecnologia será apenas o início de uma vivência saudável entre as famílias.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, nas rádios Nacional de Brasília e rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Aliado aos objetivos do Programa Reconecte, a Campanha Desafio Detox Digital Brasil, visa alertar a população a respeito dos riscos subjacentes ao uso tecnológico e para isso, a ideia é promover um grande dia “D”, no qual as pessoas serão desafiadas a ficar 24h sem tecnologia, realizando atividades em família, exercícios físicos, leituras, práticas esportivas, passeios, entre outros. O tom jogral visa alertar as pessoas para a problemática do uso imoderado de tecnologia.
Objetivo Geral
A exemplo de várias iniciativas internacionais, estruturar a partir do Governo Federal, uma campanha nacional com o objetivo de fornecer acesso mais amplo ao conhecimento cientifico por parte da população leiga a respeito das peculiaridades, dos limites e dos riscos envolvidos no manejo diário da tecnologia, visando assim a aquisição de uma maior consciência e de um maior controle psicológico e comportamental do uso tecnológico.
Objetivos Específicos
- Promover uma grande conscientização sobre a utilização dos recursos tecnológicos de maneira inteligente.
- Iniciar um debate nos mais diversos segmentos sociais, sobre o papel da tecnologia nas relações humanas.
- Despertar nas pessoas um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso de recursos tecnológicos de forma inteligente.
Fonte: Agência Brasil.